O aumento foi de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 8.757 de janeiro a outubro
O maior número de atendimentos em Votuporanga se refere ao setor de serviços essenciais (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Aline Ruiz
O número de reclamações aumentou no Procon de Votuporanga de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento foi de 4,5% e, neste ano, foram registradas 9.154 reclamações, contra 8.757.
Segundo o Procon, o maior aumento de ocorrências em 2017 foi registrado no setor de serviços essenciais (água/esgoto, energia elétrica, telefonia fixa e móvel e transporte público), que atualmente corresponde a 37,11% dos atendimentos, um montante 1,76% maior do que o do ano anterior.
Já a área de produtos foi a que registrou a maior queda em relação a 2016. Enquanto, no ano passado, as ocorrências ligadas ao setor correspondiam a 19,73% do total, hoje, essa porcentagem caiu para 18,07%.
O maior número de atendimentos registrados na unidade votuporanguense do Procon se refere ao setor de serviços essenciais. Nesse âmbito, destacam-se reclamações relacionadas a: problemas referentes a valor, reajuste, contrato ou orçamento; problemas referentes a rescisão ou dificuldades no cancelamento de contratos; mudança injustificada de plano ou alteração unilateral dos contratos; contestação de lançamentos indevidos nas faturas de telefonia móvel; má qualidade do serviço ou falha de sinal; e cobranças indevidas ou abusivas.
As empresas de telecomunicações ainda ocupam os cinco primeiros lugares do ranking, ganhando novamente das instituições financeiras e comércios eletrônicos que estão entre as 10 empresas mais reclamadas.
O Procon de Votuporanga é um órgão vinculado à Secretaria da Cidade da Prefeitura, que tem por objetivo executar a política de proteção e defesa dos consumidores do município. O Procon atende o público de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, na rua São Paulo, nº 3741. O telefone para contato com o órgão é o (17) 3422-8930.