Em ambos os casos os procedimentos foram repassados via telefone, enquanto uma unidade de resgate se deslocava para o local
Ao serem acionados, os bombeiros já dão início ao protocolo via telefone com orientações, enquanto a unidade de resgate vai até o local do fato (Foto: Aline Ruiz/A Cidade)
Aline Ruiz
A equipe do Corpo de Bombeiros de Votuporanga salvou duas crianças engasgadas nesta última semana. A primeira ocorrência foi na noite do último dia 4 de novembro, onde um bebê de apenas 11 meses se engasgou após amamentação. Já o segundo caso foi registrado na última sexta-feira (10). Uma criança de 2 anos também se engasgou após alimentação. Em ambos os casos os procedimentos foram repassados via telefone, enquanto uma unidade de resgate se deslocava para o local.
No primeiro caso, após amamentação, um bebê de 11 meses se engasgou. A mãe, ao nota a dificuldade de respirar do filho, ligou imediatamente para o 193 e já recebeu prontamente as orientações até a chegada da corporação. Ao chegar no local, a equipe encontrou o bebê já com as vias respiratórias desobstruídas, mas com os sintomas do engasgamento, por isso, o bebê foi encaminhado para avaliação médica na UPA (Unidade de Pronto Atendimento)
O segundo caso foi mais recente, registrado no fim da tarde da última sexta-feira (10), no bairro Monte Alto, em Votuporanga. Dessa vez, uma criança de 2 anos se engasgou após alimentação. Ao serem acionados, os bombeiros já deram início ao protocolo via telefone com orientações para ajudar na desobstrução das vias respiratórias, enquanto a unidade de resgate vai até o local. Ao chegar na casa da solicitante, a mesma já se encontrava na calçada com a criança em seu colo respirando normalmente. A mãe relatou que o filho ficou com os lábios escurecidos por algum depois e depois vomitou. Mesmo com a recuperação da criança, a mulher optou por levar o bebê para atendimento na Santa Casa.