Já a revitalização de um trecho da rua Amazonas será iniciada somente em janeiro, segundo o prefeito João Dado
(Foto: Gabriele Reginaldo/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
As obras de revitalização da rua Santa Catarina, no centro de Votuporanga, deveriam ser iniciadas anteontem, mas um contratempo adiou e os trabalhos começaram ontem. Já na rua Amazonas, o serviço será iniciado em janeiro.
Ao A Cidade o prefeito João Dado explicou que a Administração Municipal tem um acordo com a empresa vencedora da licitação no sentido da obra não prejudicar o comércio, principalmente no final do ano. “Nós temos o compromisso deles de que se eventualmente não concluírem a rua Santa Catarina até 30 de novembro, eles dão uma parada na obra”, comentou. Assim, a empresa fecharia com tapumes aquilo que ainda estiver em execução e retoma depois, quando o período de festa passar. “Os períodos de festas de Natal são importantes para que o nosso comércio, que é pujante, possa oferecer aos nossos habitantes o melhor possível”, acrescentou.
Já na rua Amazonas, o prefeito solicitou que a obra não fosse iniciada, uma vez que o trabalho é diferente porque abrirá grandes valetas. Também serão feitas galerias e tubulação de fibra ótica. “Ela [o obra] terá uma intervenção na engenharia muito mais significativa do que na rua Santa Catarina”, disse. Dado entende que os serviços prejudicariam muito o comércio no período de Natal. “As obras, então, começam em janeiro de 2018 com toda certeza”, garantiu.
Conforme o gestor público, o projeto de revitalização das ruas é “de muitos anos atrás”, inclusive a emenda parlamentar é de autoria dele, da época em que era deputado federal. O valor é de R$ 800 mil. A emenda não havia sido viabilizada por conta da questão da licitação, uma vez que as empresas não se interessaram pelo processo licitatório. Agora, a Prefeitura abriu a licitação e várias empresas se interessaram.
Na Santa Catarina, o serviço será entre as ruas Amazonas e Pernambuco. Já na Amazonas as obras são no quarteirão que começa na rua Ceará e segue até a rua Paraíba.
A intenção é fazer um boulevard (termo que designa um tipo de via de trânsito, geralmente larga e projetada com alguma preocupação paisagística) na Santa Catarina. Sendo assim, a rua seria somente de tráfego, não possibilitando estacionamento, e as calçadas teriam quatro metros de largura. O projeto ainda contempla proteger os consumidores do sol e chuva, construindo uma cobertura com grade em cima do teto das lojas. Plantas ornamentais dariam acabamento final e deixariam o clima mais ameno. A cobertura também facilita a parte elétrica das lojas, retirando os postes das calçadas.