O valor é referente à instalação e manutenção de semáforos na cidade; o recurso é oriundo de multas de trânsito
Da redação
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, investiu cerca de R$ 99 mil com instalação e manutenção de semáforos neste ano. A única instalação, até o momento, foi dos equipamentos do cruzamento das ruas Tocantins e General Ozório. Outros semáforos serão instalados em breve no cruzamento das avenidas Wilson Foz e José Marão Filho. De acordo com a pasta, o recurso é oriundo de multas de trânsito.
Segundo o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Jair de Oliveira, a cidade tem 45 conjuntos semafóricos, sendo que os equipamentos são necessários em cruzamentos de maior fluxo de veículos e pedestres. “No entanto, em alguns locais conseguimos resolver determinadas situações somente com reforço de sinalização ou outras ferramentas, sem a necessidade de instalação de semáforos. Desta forma, cada cruzamento é estudado minuciosamente para oferecermos a solução mais eficiente”, explicou.
O secretário informou ao A Cidade que a Secretaria estuda melhorias para os cruzamentos da rua São Paulo com a Tietê e Tibagi. “Provavelmente instalaremos semáforo recuado para controlar o fluxo somente em uma das vias, assim como o modelo já implantado na rua Bahia próximo ao cruzamento com a rua Alagoas”, disse Jair de Oliveira.
Outro local que está sendo analisado é a esquina da rua Santa Cruz com a avenida Francisco Vilar Horta. “Lá não haverá necessidade de semáforo, mas estamos estudando outras possibilidades de melhorar a conversão dos veículos que trafegam naquele trecho, de forma a proporcionar mais segurança”, afirmou o secretário.
Tocantins e General Ozório
De acordo com a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, a previsão é que o semáforo do cruzamento das ruas Tocantins e General Ozório seja acionado na próxima semana, após ajustes na sinalização. “A previsão é ligar na semana que vem porque precisa retirar a lombada. A Secretaria manterá agentes de trânsito nos primeiros dias de funcionamento do semáforo para alertar aos motoristas sobre a mudança”, explicou a pasta. (Colaborou Gabriele Reginaldo)