Divulgado pela Assembleia Legislativa de São Paulo, o município foi classificado no Grupo 3
Reconhecido pela ONU, o IPRS apontou bom desempenho da educação na cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o objetivo de traçar um retrato detalhado em termos de desenvolvimento humano, a Fundação Seade, a pedido da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizou o IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social). Os números de Votuporanga nos índices longevidade e escolaridade superaram a média estadual.
Divulgado pela Assembleia Legislativa de São Paulo, o município foi classificado no Grupo 3, que agrega os lugares com baixos níveis de riqueza e bons indicadores de longevidade e escolaridade.
Com data de referência o no de 2014, o estudo avalia três indicadores: Riqueza, Longevidade e Educação (escolaridade). Em Riqueza, o Estado de São Paulo atingiu 47 pontos. Já Votuporanga obteve 39. Em Longevidade, SP alcançou 70 pontos, enquanto a cidade conquistou 76. Por fim, em Educação (escolaridade), o estado recebeu 54 pontos e Votuporanga 64.
Reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), o IPRS tem o propósito de apontar a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado. O levantamento é realizado pela equipe técnica da Assembleia Legislativa de São Paulo e serve como uma das referências para o planejamento e a aplicação de políticas públicas pelos municípios. As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis.
Região tem bom desempenho
Criada pelo Decreto no 52.576, de 12 de dezembro de 1970 e formada por 96 municípios, a Região Administrativa de São José do Rio Preto obteve, no geral, bons números no estudo.
A RA de São José do Rio Preto apresenta nível de riqueza abaixo da média estadual, em oposição aos indicadores sociais de longevidade e escolaridade, que apresentam patamares superiores aos do estado, sendo os maiores entre as regiões. Conforme o ranking de cada dimensão do indicador sintético, entre as 16 RAs do Estado, a Região Administrativa de São José do Rio Preto ocupa a 10ª posição em riqueza e a primeira, tanto em longevidade quanto em escolaridade.