Dado realizou nesta quarta-feira (27) uma reunião aberta a comunidade para expor a proposta do Executivo e também ouvir sugestões
João Dado discutiu em reunião aberta a possibilidade de voltar o carnaval da rua Amazonas (Foto: Fábio Ferreira/A Cidade)
Fabio Ferreira
Ao que tudo indica o tradicional Carnaval com desfiles de blocos e escolas de samba na rua Amazonas está prestes a voltar a ser realizado em Votuporanga. O primeiro passo para isso foi dado no início da noite de ontem, no Centro Cultural, em reunião aberta à população para discussão dos moldes da festa popular. O prefeito João Dado convocou expoentes do Carnaval no município, expôs os planos da Prefeitura e também ouviu sugestões.
O objetivo principal do chefe do Executivo é resgatar os tempos áureos do município nas décadas de 70 e 80 quando, segundo ele, “Votuporanga exportava Carnaval de rua para outras cidades da região”. Em entrevista ao A Cidade, João Dado afirmou que neste primeiro momento quer conhecer as opiniões e anseios do povo para juntos formularem um modelo de festa viável para o Carnaval popular.
Segundo foi apresentado na reunião, a ideia da Prefeitura é realizar um grande desfile com envolvimento de toda a comunidade, que se organizaria em blocos para descer a rua Amazonas. A data previamente escolhida é o sábado de Carnaval, no período noturno. Na programação, além do desfile, ainda estaria previsto um show de encerramento na Concha Acústica. Tudo nos moldes como foi o Desfile Cívico de 8 de Agosto, avaliado como um sucesso pela Prefeitura.
De imediato, o prefeito deixou claro que a intenção não é confrontar com o carnaval já realizado no município pelo Bloco Oba. “Será um carnaval de livre acesso e gratuito para toda população”.
Despesas
Questionado sobre os custos da festa, o prefeito João Dado garantiu que já tem a promessa de recursos federais para realização do evento. “O Carnaval é uma festa turística e recentemente estive com o Marx Beltrão, ministro de Turismo, e nós já temos uma primeira conversa no sentido de apoiar com recursos nosso Carnaval”, afirmou.
Estiveram presentes na reunião a secretária de Cultura e Turismo, Silvia Stipp, o vereador Rodrigo Beleza, representantes da Associação Comercial, Sociedade Italiana, Polícia Militar e das escolas de samba de Votuporanga, além de expoentes carnavalescos do município.