A iniciativa foi discutida na tarde de ontem, em reunião no Centro do Empreendedor
João Dado e a primeira-dama Mônica Pesciotto participaram da reunião de ontem (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Prefeitura, protetores dos animais e veterinários estão organizando um mutirão para realizar uma mega castração de gatos em Votuporanga. A iniciativa foi discutida na tarde de ontem, em reunião no Centro do Empreendedor.
O prefeito João Dado, a primeira-dama Mônica Pesciotto de Carvalho, presidente do Fundo Social de Solidariedade, a secretária municipal de Saúde, Márcia Reina, a chefe de divisão Neide Romani Covre, o secretário municipal de Direitos Humanos, Emerson Pereira, o vereador Chandelly Protetor, entre outros, participaram do encontro. Foram discutidas as primeiras questões para a realização do mutirão.
Entre os vários assuntos, um é se os veterinários farão a castração voluntariamente ou não. O A Cidade conversou com as únicas três veterinárias (da rede particular) presentes: uma disse que fará voluntariamente, outra contou que ainda precisa pensar e a última explicou que o ideal seria o município pagar um valor simbólico. A remuneração ou não deve ser discutida novamente em outras reuniões.
A veterinária Bárbara Chagas, 27 anos, afirmou que faz voluntariamente, uma vez que a questão é importante. Participativa na reunião, ela deu sugestões e gostou dos encaminhamentos feitos.
Investimento por parte do município foi outra questão abordada. O prefeito ouviu as necessidades e garantiu que a Prefeitura terá um local apropriado para a realização das castrações. Presente na reunião, a professora da ETEC, Eva Maria Teodoro Ferreira se dispôs a tentar conseguir com a direção da escola um espaço para as castrações, já que há na instituição algumas áreas adequadas para o procedimento. Caso seja confirmado, o local seria usado temporariamente até que o Executivo tenha um espaço próprio, que deve ser no “Recanto dos Focinhos”.
Após ouvir as reinvindicações, foi cogitada a possibilidade do município comprará um aparelho de ultrassom e um hemograma para aparelhar o local das castrações, porém ainda não há nada certo. A Prefeitura também oferecerá kits para os veterinários fazerem as castrações. Outra reunião deve ser realizada na próxima semana.