A Prefeitura realizará uma mega castração de gatos que será realizada em breve na cidade
Para tentar conter o crescimento da população de gatos de rua, será realizada uma mega castração de gatos (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Um levantamento feito pela Prefeitura de Votuporanga com a participação da população apontou que mais de 700 gatos vivem soltos nas ruas do município.
A chefe de divisão Neide Romani Covre explicou que o número, provavelmente, é bem maior, uma vez que o levantamento foi realizado somente com os relatos feitos pelos próprios munícipes, portanto há muitos outros animais que não foram relatados.
Neide contou que o município está preocupado com a quantidade de animais soltos, por isso a importância da mega castração de gatos que será realizada em breve na cidade.
Com a colaboração de protetores dos animais e veterinários, a Prefeitura pretende realizar um mutirão de castração de gatos. Uma reunião sobre a iniciativa já foi realizada e outra deve ocorre nesta semana.
Ainda não foi decidido se os veterinários farão ou não o serviço gratuitamente. A intenção inicial da Prefeitura é que os profissionais façam voluntariamente, porém tudo vai depender da decisão dos próprios veterinários. A questão deve ser resolvida dos próximos encontros.
O município pretende oferecer um local adequado para as castrações, já que o Recanto dos Focinhos, espaço onde os procedimentos poderão ser feitos futuramente, ainda não está pronto – as obras no local devem ser concluídas em cerca de seis meses. “Castrando o máximo de animais já será um grande benefício, porque um casal de gatos gera uma grande quantidade de filhotes em um espaço de tempo considerado curto”, falou.
Votuporanga será sede do 1º Encontro Regional em Defesa dos Direitos dos Animais, evento que ocorrerá no próximo dia 30. O evento, que será realizado no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, está marcado para começar às 9h e contará com a presença do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, Ricardo Izar. A iniciativa é organizada pela Prefeitura de Votuporanga, Gavas (Grupo Santafessulense de Apoio à Vida Animal, de Santa Fé do Sul), Fundo Social de Votuporanga e vereador Chandelly Protetor.