A UPA Doutor Diorandi Figueira da Costa foi alvo de fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Na unidade de saúde, o Tribunal apontou alguns problemas, que a Prefeitura garante que já foram resolvidos (Foto: Divulgação)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Diversos municípios da região noroeste foram alvo de fiscalizações surpresa realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Em Votuporanga, a vistoria passou pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Doutor Diorandi Figueira da Costa, no Parque da Saúde, e pela frota municipal. Na unidade de saúde, o Tribunal apontou alguns problemas, que a Prefeitura garante que já foram resolvidos.
De acordo com o TCESP, a fiscalização foi realizada no dia 30 de março de 2017. Na frota do município não foram encontrados problemas. O resultado das fiscalizações foi divulgado na nona reunião do Ciclo de Debates com Gestores Públicos e Lideranças Políticas, realizado em São José do Rio Preto. Conforme o Tribunal, os dados são resultado de um estudo comparativo inédito entre 92 municípios da região. Feito a partir de fiscalizações realizadas entre março e agosto e das conclusões do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM 2015) do TCESP, o levantamento inclui ainda informações sobre irregularidades em almoxarifados, no Programa de Saúde da Família e em frotas oficiais.
A vistoria é bastante ampla e conta com diversos quesitos. Um dos questionamentos é: “são boas as condições da sala de espera (cadeiras, ar-condicionado, ventilador, iluminação, etc)?”. Já a resposta foi “não. As cadeiras da sala de espera necessitam de reparos no estofado”.
Nas “considerações gerais quanto ao estoque: armazenamento em boas condições?”, a resposta também foi não. “Parte do material estocado estava disposto diretamente no chão, isto é, sem paletes”.
Por fim, nas “considerações gerais quanto ao estoque: existe controle dos materiais?”, a resposta foi não: “não existe controle de materiais. O sistema de controle estoque se restringe aos medicamentos. Pelo relatório gerado pelo referido sistema de controle de estoque, identificamos dois medicamentos em quantidades expressivas com vencimento em 03/2017”.
Por outro lado, alertou a Prefeitura, não foram apontados problemas na grande maioria dos itens fiscalizados na UPA, o que demostra que o trabalho é bem realizado no local. “Prova disso é o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de Votuporanga que foi de B+, considerada uma nota muito efetiva”, apontou.
Nota da Prefeitura
Completando nove meses de gestão, o prefeito João Dado tem se empenhado em desenvolver um trabalho efetivo e de resolutividade em todas áreas, sobretudo as que de perto atendem à população.
Prova disso é o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de Votuporanga que foi de B+, considerada uma nota muito efetiva, segundo o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP).
As notas de vários municípios da região foram apresentadas pelo TCE/SP durante a 9ª reunião do Ciclo de Debates com Gestores Públicos e Lideranças Políticas realizada na última semana em São José do Rio Preto. As notas foram emitidas após fiscalizações surpresas em várias unidades de saúde dos municípios.
Os dados são resultados de um estudo comparativo e inédito realizado entre 92 municípios da região a partir de fiscalizações surpresas entre março e agosto. Nenhum município da região obteve índice A.
Em Votuporanga, a visita surpresa foi feita na UPA – 24h Doutor Diorandi Figueira da Costa, no Parque Saúde. O TCE fez alguns apontamentos, que inclusive já foram resolvidos, sobre a necessidade das reformas das cadeiras da recepção e melhor acondicionamento para armazenamento dos insumos e materiais. À época, alguns medicamentos estavam com o prazo de validade próximos, no entanto, alguns foram utilizados até a data da validade e os demais devolvidos aos fornecedores, ou seja, a Prefeitura afirma que nenhum medicamento é entregue com data vencida.
A rede de saúde de Votuporanga oferece desde atendimento primário à alta complexidade e é uma das prioridades do governo João Dado.