Durante coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Dado, o deputado Ricardo Izar afirmou que uma unidade chegará em breve
Deputado assina o pedido de recursos do vereador Chandelly para a unidade do Castramóvel (Foto: Aline Ruiz/A Cidade)
Aline Ruiz
Votuporanga está cada vez mais perto de possuir o serviço móvel de castração. Na tarde de ontem, durante coletiva de imprensa no gabinete do prefeito João Dado, o deputado federal da causa animal, Ricardo Izar, garantiu a vinda do chamado Castramóvel para Votuporanga até o mês de dezembro deste ano. Ainda segundo ele, a emenda para este projeto já está assinada.
Segundo informações do prefeito, a responsabilidade do projeto partiu do Fundo Social de Solidariedade (FSS), por meio da primeira-dama e presidente do FSS, Mônica Pesciotto de Carvalho. “A ideia é oferecer o serviço gratuitamente percorrendo todos os bairros do município”, disse.
O vereador Chandelly Protetor também estava presente na coletiva e reforçou o pedido de recursos ao deputado para o Castramóvel de Votuporanga. O deputado, por sua vez, afirmou que a emenda já está assinada e que uma unidade chegará na cidade até dezembro deste ano.
Questionado sobre a importância de projetos voltados para a causa animal do município, o deputado frisou que uma cidade quando investe em proteção animal, investe também na saúde pública. “Investindo R$ 1 na proteção animal, estamos economizando R$ 27 em saúde pública. Além disso, estaremos contribuindo para o controle populacional dos animais”, completou.
Saúde básica
Ainda durante a visita do deputado Ricardo Izar, o prefeito João Dado solicitou mais recursos para a saúde básica de Votuporanga. De acordo com o prefeito, ainda há muito o que ser feito para a saúde do município, porém, o que falta são recursos, por isso solicitou a ajuda do deputado.
Segundo o chefe do Executivo, em Votuporanga existe a saúde municipal e a saúde especializada, que é oferecida pela Santa Casa de Votuporanga e atende 54 cidades da região. Com isso, o prefeito solicitou a ajuda do deputado para investir ainda mais na saúde de Votuporanga. “Aqui, nós destinamos 28% dos recursos para a área da saúde, são 13% a mais do que precisaríamos aplicar, isso porque queremos o melhor para a nossa gente”, pontuou.
Dado emendou dizendo que a chave do sucesso é o custeio. “Por isso agradeço se o amigo puder nos ajudar com esse custeio para a saúde de Votuporanga”, disse. O deputado respondeu o pedido afirmando que irá analisar os valores e dará um parecer em breve para o prefeito.