O números do Departamento Nacional de Trânsito mostram um crescimento considerável no número de veículos
De acordo com o Denatran, a cidade terminou o ano de 2016 com 79.554 veículos; janeiro aumentou para 79.640 (Foto:Aline Ruiz/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A frota de veículos de Votuporanga não para de crescer e o aumento é significativo mesmo em tempos de crise. De acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), nos oito primeiros meses do ano o número de carros, motos, entre outros, aumentou em mais de 1.160 veículos.
De acordo com o Denatran, o município terminou o ano de 2016 com 79.554 veículos. Em janeiro, o número aumentou para 79.640. No mês seguinte, passou para 79.744, e em março, para 79.913. O número de veículos registrado em abril é de 80.016. Por fim, em agosto a quantidade aumentou para 80.717 veículos cadastrados. Portanto, são 1.163 veículos a mais em oito meses.
Em recente conversa com o A Cidade, o prefeito João Dado destacou que várias iniciativas estão sendo implementadas por conta do desenvolvimento do município em algumas áreas. “O trânsito é um motivo de preocupação. Entre as ações, estamos trocando todas as placas, colocando letras grandes, o CEP da região e números do quarteirão”, comentou. Como Votuporanga está crescendo, acrescentou, muitas pessoas não sabem se dirigir para diversas localidades, então as placas são um auxílio bastante importante.
O município também terá as placas marrons, já que será Município de Interesse Turístico. “Vamos estabelecer em toda a cidade as placas marrons, tratando dos polos de desenvolvimento do turismo”, contou.
Dado afirmou que o Poder Executivo busca criar condições para que o trânsito seja mais seguro. Ele observou que a Prefeitura dá ênfase para ciclovias e, principalmente, para o pedestre. “A frase ‘no trânsito somos todos pedestres’ é bastante correta e é a filosofia do nosso governo”, ressaltou.
O chefe do Executivo esclareceu ainda que constantemente são realizadas campanhas educativas, com distribuição de cartilhas, entre outras medidas. Ele destaca a campanha do dos 4P – Pare Para o Pedestre Passar. “Assim o foco principal fica no pedestre”, disse.
As ações da Prefeitura, conforme Dado, são constantes é buscam melhor o trânsito diariamente, por isso a expectativa dele é que em cerca de três anos o tráfego de veículos esteja bem melhor e mais seguro na cidade.
No Brasil, conforme a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) a venda de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos cresceu 17,75% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2016. Foram emplacados 216.534 veículos, contra 183.887 em agosto do ano passado.
O resultado é o melhor já registrado em 2017. Até então, o melhor mês para o comércio de veículos havia sido maio, quando foram emplacados 195.558 veículos. As 216.534 unidades de agosto representam alta de 10,72%.