A última chuva foi registrada entre os dias 19 e 21 de maio, período em que choveu 95 mm de água
O otorrinolaringologista, Alcir Rubens Monteiro, dá dicas para melhorar a saúde durante o tempo seco do inverno
Da Redação
Votuporanga registrou ontem 86 dias sem chuva. De acordo com informações da Coacavo (Cooperativa de Agronegócio de Armazenagem de Votuporanga), a última chuva foi registrada entre os dias 19 e 21 de maio, período em que choveu 95 mm de água.
O clima mudou na cidade ontem e era possível observar o tempo nublado. A temperatura ficou em torno de 24º C durante o período da tarde, com umidade relativa do ar de 38%. A umidade relativa do ar indicada pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, é de 60%, sendo que índices inferiores não são adequados para a saúde humana.
Segundo o otorri-nolaringologista, Alcir Rubens Monteiro, com o tempo seco as pessoas devem tomar os devidos cuidados por conta das complicações respiratórias. “Temos as faringites, laringotraqueites, sinusites, otites e até as doenças pulmonares, como bronquite e pneumonias que aparecem mais nessa época do ano. A umidade baixa favorece a difusão de partículas na atmosfera e isso torna o ar mais agressivo para as pessoas. O ar seco e frio entrando em uma mucosa quente, que é o aparelho respiratório, causa um choque. Esse choque causa uma inflamação que resulta nas doenças”, explicou o médico.
As pessoas mais vulneráveis às complicações são crianças com até 7 anos, idosos e pessoas com doenças crônicas, que devem ter uma atenção maior. Para o otorrinolaringologista, as crianças ainda não possuem o sistema imunológico maduro e os idosos já estão com o sistema enfraquecido devido à idade.
A orientação, segundo o médico, Alcir Rubens Monteiro, é estar sempre hidratado, banhar nariz e olhos com soro fisiológico e fazer inalações duas vezes ao dia, por cerca de 10 minutos, para proteger as mucosas. Cremes na pele também são indicados.
“Fora isso pode mudar o ambiente próximo de você. As pessoas passam a maior parte do tempo no quarto, por causa das horas de sono, então o recomendado é melhorar a qualidade do ar mantendo o quarto limpo. É indicado tirar a poeira fina que fica nos móveis, colocar bacias ou toalhas molhadas e até mesmo o umidificador. O aparelho deve ficar ligado pelo menos 4h por noite para melhorar a qualidade do ar nesse período”, orientou o otorri-nolaringologista.
Vacinação
As gripes e resfriados também são frequentes durante o período seco do inverno. Por isso, é preciso evitá-las e preveni-las. Segundo o médico, o indicado é vacinar-se durante as campanhas que são realizadas nos inícios de anos. “As vacinas no começo do ano ajudam a evitar as doenças respiratórias e complicações no inverno. Depois de contraído o vírus, o indicado é buscar atendimento médico, porque cada uma tem um diagnóstico e tratamento”, explicou Alcir Rubens Monteiro.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)