Para combater o tabagismo em Votuporanga, a Prefeitura desenvolve, desde 2013, o Programa de Tratamento ao Tabagismo
Da Redação
Para combater o tabagismo em Votuporanga, a Prefeitura desenvolve, desde 2013, o Programa de Tratamento ao Tabagismo. De acordo com o Poder Executivo, um novo grupo será iniciado neste mês, após o recebimento de novos insumos, como adesivos e gomas, que são enviados periodicamente pelo Estado. Estima-se que cerca de 250 pessoas já tenham participado do programa.
O programa, que é subsidiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, o Cratod, e Instituto Nacional do Câncer, o Inca, consiste inicialmente pelo acolhimento do paciente, sendo que, em seguida, ele é encaminhamento para consulta psiquiátrica e atendimentos em grupos psicoeducativos.
“O ciclo total de atendimentos tem duração de oito semanas. Neste período, de acordo com indicação médica, o usuário irá receber os insumos necessários para auxiliá-lo no tratamento”, afirmou a Prefeitura de Votuporanga.
O serviço é oferecido gratuitamente no Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) da Secretaria Municipal da Saúde e estima-se que cerca de 250 pessoas já tenham participado dos grupos.
“A demanda é espontânea, portanto, não é necessário encaminhamento médico da unidade de saúde. Interessados devem se dirigir voluntariamente ao Caps AD para efetivar um pré-cadastro e aguardar o chamado para início do atendimento com a formação de novos grupos. O endereço é rua Javari nº 3587 e o telefone é o (17) 3423-6343”, explicou o Executivo.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)