Da redação
Durante toda a semana, os agentes de trânsito da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança estarão na praça da Matriz para dar orientação sobre uma mudança no local. A partir desta terça-feira, carros e motos não poderão mais circular e ser estacionados naquele calçamento em horários proibidos.
O local está devidamente sinalizado por placas e também por cones que bloqueiam a passagem nos horários não permitidos. Fica proibido transitar com veículos de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 14h. Após esses horários e aos domingos, o estacionamento na praça é livre.
Segundo a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, a medida tem os objetivos de minimizar os riscos de acidentes com os pedestres que utilizam o espaço e cumprir a lei federal nº 9.503/ 1997, por meio do artigo 181, inciso VIII, que proíbe “estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público”.
“A nova regra também é norteada pelo plano de mobilidade urbana, garantida pela lei 12.587/ 2012, que prevê um modelo a ser desenvolvido nas cidades envolvendo critérios importantes, de acessibilidade, cidades mais sustentáveis (privilegiar meios não motorizados), uso do transporte coletivo, fiscalização da rede de transporte coletivo, mais segurança das pessoas nesses deslocamentos, educação no trânsito, estrutura das calçadas, instalação de ciclovias. Até 2018, os municípios precisam se adequar a esses critérios, e o não cumprimento desta lei impedirá os municípios de captarem recursos federais destinados a mobilidade”, afirmou a pasta.
A orientação da mudança já estava sendo feita durante as celebrações pelo padre Gilmar Margotto aos fiéis da Catedral Nossa Senhora Aparecida. (Colaborou Gabriele Reginaldo)