As aulas serão realizadas quatro noites por semana, das 19h às 22h40, no próprio Tiro de Guerra
A iniciativa oferecerá aulas gratuitas, no período noturno, no Tiro Guerra
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o objetivo de contribuir com a comunidade local, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na preparação e aprovação em concursos militares, o Tiro de Guerra de Votuporanga promoverá o curso Capitão Constantino Santoro. A Secretaria Municipal da Educação e a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) são parceiras da iniciativa, que oferecerá aulas gratuitas.
As aulas serão realizadas quatro noites por semana, das 19h às 22h40, no próprio Tiro de Guerra.
A iniciativa visa oferecer um espaço de aprendizado e orientação para a participação da juventude em concursos militares para que obtenham o conhecimento necessário para atingir seus objetivos. A ideia da qualificação preparatória para escolas militares surgiu com a percepção de que em Votuporanga há uma grande quantidade de pessoas almejando a carreira militar, mas não possuem acesso às ferramentas necessárias para a aprovação nesse tipo de prova.
Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso, sendo que aproximadamente um terço são vagas privativas para os militares do TG interessados na capacitação. As vagas remanescentes são abertas para concurso, que será realizado quinta-feira (27). O processo seletivo contará com duas fases. A prova de múltipla escolha terá 55 questões e três horas para a resolução. A etapa contará com, no máximo, cem candidatos.
Posteriormente, 50% dos candidatos serão convocados para a segunda fase, que consiste em uma entrevista socioeconômica, na qual serão avaliadas condições de vulnerabilidade social.
De acordo com o primeiro sargento Heroito da Silva Cursino Gomes, chefe da Instrução do TG 02-088, a capacitação contará com a parceria de diversas instituições. “A busca pela melhoria de vida e redução das desigualdades sociais não podem ser vistas como uma obrigação única do Poder Público, o que nos faz acreditar na importância de órgãos da nossa comunidade”, apontou.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no Tiro de Guerra.