O líder do Conselho explicou ainda que não foram realizadas reuniões com os conselheiros para a regulamentação do estacionamento
Fernando Tamotou Nakabashi e Aldevir Francisco Brunini, membros do Conselho
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O Comdephaact (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Cultural, Turística e Natural de Votuporanga) é contra o estacionamento de veículos no interior da praça da Matriz.
O presidente do Conselho, Aldevir Francisco Brunini, e o conselheiro Fernando Tamotou Nakabashi explicam que a entidade enviou ofícios para a Prefeitura sobre o assunto e cobrou respostas, porém até o momento não foi atendida.
O líder do Conselho explicou ainda que não foram realizadas reuniões com os conselheiros para a regulamentação do estacionamento na Praça da Matriz e entorno da Catedral. “Tal iniciativa partiu exclusivamente do Poder Executivo e da Catedral, contrário ao posicionamento dos membros do Comdephaact”, esclareceu.
Conforme ofício enviado para a Prefeitura, o Conselho realizou estudo no sentido de proibir o acesso a veículos e estacionamento na Praça Doutor Fernando Costa, hoje Patrimônio Histórico do Município de Votuporanga, devidamente tombada pelo Conselho e referendada por Decreto Municipal. “É fato que o local não comporta estacionamento e também não atende às necessidades de estacionamento, pois foi concebido para trânsito de pessoas, lazer da população e não estacionamento de veículos de qualquer espécie, inclusive o procedimento irregular de estacionamento vem causando dados ao erário público que constantemente tem que consertar o piso de pedrinhas portugueses, pois criam-se buracos, desníveis e valetas em razão do peso dos veículos e circulação destes, e ainda atrapalham a circulação de pessoas e lazer dos munícipes no local, pode inclusive ocasionar acidentes”, diz o Comdephaact em um dos ofícios.
O Conselho entende que deveria haver restrição de acesso de veículos ao entorno da Catedral para estacionamento, sendo apenas permitido o acesso para veículos com noivas e pessoas com necessidades especiais.