Este ano, evento teve como tema “A construção do conhecimento”; de 19 a 21 de julho, além de palestras, os profissionais da educação tiveram a oportunidade de atualizar o conhecimento com nome reconhecidos nacional e internacionalmente, em 40 minicursos
“O evento foi muito interessante, porque nos permitiu uma capacitação importante, com grandes profissionais da educação”, avaliou a professora Lívia de Souza, de Riolândia, que junto com mais de 1,2 mil professores, diretores e coordenadores de 53 municípios do Noroeste Paulista, participaram do 4º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. O encontro foi promovido de 19 a 21 de julho, em Votuporanga, por meio do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Noroeste Paulista.
“Com o tema ‘A construção do conhecimento’, a proposta do Congresso foi promover oportunidades de capacitação para todos os nossos educadores”, destacou Encarnação Manzano, coordenadora executiva do ADE e Secretária da Educação de Votuporanga.
Além de palestras com Francisco Cordão e Mozart Neves Ramos, a 4º edição do Congresso promoveu 40 minicursos, com temas diversificados e ministrados por profissionais como o consultor educacional da Inglaterra Anthonny McNamara, entre outros. No último dia, os professores viram como é possível aprender e ensinar Ciência de uma maneira bem divertida, por meio da apresentação do espetáculo do grupo “Ciência em Show”.
“Os minicursos foram ótimos, aprendemos, por exemplo, que a música pode ajudar muito no ensino e, com certeza, passará a fazer parte da nossa rotina na sala de aula”, disse a professora Jéssica Juliana, de Américo de Campos, que também ressaltou que “durante o Congresso absovermos bastante conhecimento”.
O evento contou ainda com a exposição de boas práticas aplicadas em municípios da região. Por meio de banners, os participantes conheceram iniciativas desenvolvidas em escolas de Cosmorama, Gastão Vidigal Guarani D" e em Votuporanga.
“Vimos a teoria em alguns comentários e questões apontadas pelos profissionais convidados e, nos minicursos, conseguimos vivenciar realmente a prática”, destacou o professor da rede municipal de ensino de Votuporanga, Gabriel Herrera Del Pino.
Para Marilene Mauri, professora em Jales, o Congresso permitiu aprimorar o conhecimento. “Os três dias permitiram que tivéssemos a oportunidade de conhecermos técnicas diferentes, para que possamos aplicar na escola onde trabalhamos”.
O Congresso
O Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista é uma iniciativa do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Noroeste Paulista e conta com a colaboração de entidades organizadoras como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Votuporanga, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) e a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA).
O evento também conta com o apoio educacional da Prefeitura de Votuporanga, Instituto Natura, QEdu, Peabiru, Instituto Airton Senna e British Council e patrocínio da Starb, Fiorilli Softwere e Astra Turismo.
“Acreditamos que encontros dessa natureza potencializam diferentes diálogos entre profissionais da educação da região e experiências de inovação pedagógica”, destacou Luis Felipe Serrao, do Conselho Britânico.