Um outdoor chama a atenção de quem passa pela rua Rui Barbosa, esquina com a rua Tocantins
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Um outdoor chama a atenção de quem passa pela rua Rui Barbosa, esquina com a rua Tocantins, em Votuporanga. A “publicidade” pede para que as pessoas abandonem o “jeitinho brasileiro”. A iniciativa é do Grupo Garfu’s.
O outdoor tem alguns dizeres como: “brasileiro, aproveite e lute pra mudar sua atitude e pare de furar fila, pare de estacionar em local não permitido, pare de fazer fila dupla, deixe idosos passar na frente, não jogue lixo na rua, não vandalize quando seu time perde. Abandone o jeitinho brasileiro”.
Ao A Cidade, o grupo Garfu’s comentou apenas que prefere deixar que o outdoor diga por si só. “Acreditamos não ser o momento de falar, e sim, agir. O que podemos dizer é que não é o primeiro e não será o último”, resumiu.
A expressão “jeitinho brasileiro”, ou simplesmente jeitinho, refere-se de modo abrangente à maneira que o povo brasileiro teria de improvisar soluções para situações problemáticas, usualmente não adotando procedimentos ou técnicas estipuladas previamente. Dependendo do contexto, a expressão pode ser utilizada com conotação positiva (ligada à noção de criatividade) ou negativa (ligando-se então às noções de malandragem e corrupção).
O antropólogo Roberto DaMatta, em sua obra “O Que Faz o Brasil, Brasil?”, compara a postura dos norte-americanos e a dos brasileiros em relação às leis. Ele explica que a atitude formalista, respeitadora e zelosa dos norte-americanos causa admiração e espanto nos brasileiros, acostumado a violar e a ver violada as próprias instituições; no entanto, afirma que é ingênuo creditar a postura brasileira apenas à ausência de educação adequada.