As dificuldades na economia do Brasil afetaram várias questões, entre elas a contratação de jovens aprendizes
O Centro Social conta com o Programa de Aprendizagem – Promoção e Integração ao Mundo do Trabalho
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
As dificuldades na economia do Brasil afetaram várias questões, entre elas a contratação de jovens aprendizes. Em Votuporanga, segundo o Centro Social, o número caiu, por isso a entidade faz apelo à empresas para que contratem mais adolescentes.
Segundo o Centro Social, atualmente a entidade atende 130 adolescentes que participam de orientações realizadas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Há ainda uma lista de espera com aproximadamente 700 adolescentes que aguardam atendimento.
A instituição conta com o Programa de Aprendizagem – Promoção e Integração ao Mundo do Trabalho e tem parcerias com diversas empresas do município, que proporcionam aos adolescentes e jovens a oportunidade de integração ao mercado de trabalho, por meio do Programa de Aprendizagem. Entretanto. “Devido a atual situação econômica do país e que, consequentemente, vem afetando nossa sociedade, o número de contratação a aprendizes vem diminuindo”, explicou.
A estimativa é que desde o início do programa, a entidade já atendeu aproximadamente 10 mil adolescentes e jovens.
Para participar da iniciativa, o adolescente deve comparecer no Centro Social de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h, munido apenas de seu RG para que seja feito o cadastro de atendimento.
O Programa de Aprendizagem atende adolescentes e jovens com idades entre 15 e 22 anos, que são integrados no mercado de trabalho na função de aprendiz. “Eles desenvolvem suas atividades de trabalho através da oportunidade concedida pelas empresas parceiras, além de receberem diariamente na entidade orientações teóricas referentes à sua área de formação”, esclareceu a entidade.