Atualmente, há 476 processos físicos e 4.077 eletrônicos, totalizando 4.553 processos em andamento
A Vara do Trabalho de Votuporanga conta apenas com dois juízes e 16 servidores Foto:Daniel Castro/A Cidade
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Pela quantidade de juízes e funcionários, a Vara do Trabalho de Votuporanga faz um trabalho excelente na avaliação do juiz José Antônio Gomes de Oliveira. Somente no ano passado, quase 3 mil processos foram solucionados.
Os números divulgados pela Vara mostram que dos 2.952 processos solucionados em 2016, um é de 2010, cinco são de 2012 e 48 de 2013. Há ainda 330 processos de 2014 e 1.196 de 2015. Das 3.055 ações ajuizadas em 2016, 1.372 foram solucionadas.
Atualmente, há 476 processos físicos e 4.077 eletrônicos, totalizando 4.553 processos em andamento. Além de Votuporanga, a Vara atende mais 14 localidades. A instituição conta com dois juízes, o titular, José Antônio, e o substituto, José Rodrigues da Silva Neto, bem como 16 servidores, dentre eles um diretor e dois oficiais de justiça, além de cinco estagiários.
Em conversa com A Cidade, José Antônio ressaltou que os números apresentados na Vara do Trabalho de Votuporanga são muito bons. Conforme ele, o município está entre as 20 varas com maior volume processual de todo o Tribunal Regional. São realizadas audiências a semana toda, chegando a ocorrer até 100 audiências por semana. São atendidas, no mínimo, 200 partes, mais os advogados e as testemunhas, portanto, em média, a Vara atende cerca de 800 pessoas por semana.
Para destacar os números, o juiz leva em conta, também, as dificuldades encontradas, o que reforça o trabalho realizado. De acordo com ele, o prédio não é totalmente adequado para atender todo o público que o local recebe. Um novo espaço é uma necessidade, e já há um projeto aprovado pelo Poder Executivo, em um terreno doado pela Prefeitura. O local será moderno e de acordo com as especificações técnicas do Tribunal Superior do Trabalho.
Outra dificuldade é a quantidade de juízes, que, segundo José Antônio, não é suficiente por conta do volume de trabalho, uma vez que o número de audiências é grande. Há também o problema da quantidade de servidores, que não é o bastante.