Rodrigo Gomes acampou em frente ao PAT para conseguir uma senha para atendimento; local atende 20 pessoas por dia
Da redação
Quem passa em frente ao Posto de Atendimento ao Trabalhador, o PAT, pela manhã, pode observar o grande número de pessoas que vão ao local todos os dias para dar entrada no Seguro Desemprego. Neste ano, 1.712 pessoas solicitaram o Seguro Desemprego em Votuporanga, segundo dados da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, a SERT. Além desse número, 1.267 pessoas recebem o benefício na cidade.
Rodrigo Gomes da Cruz, motorista, é um dos desempregados que precisou enfrentar a fila no local para dar entrada no benefício. Ele chegou ao PAT por volta das 3h para ser o primeiro a pegar a senha para receber o atendimento, que é realizado a partir das 8h30.
“Esta é a terceira vez que venho aqui para ser atendido. Nas duas primeiras vezes eu não consegui pela quantidade de pessoas que estavam na frente, por isso precisei madrugar para ser um dos primeiros atendidos para dar entrada no Seguro Desemprego. É um benefício que precisamos nesta situação e poucas pessoas são atendidas por dia, o que aumenta os dias sem o benefício”, disse Rodrigo Gomes da Cruz, que está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.
Danitielle Toninatto Ferrari também já passou pelo PAT por alguns dias, desde que perdeu o emprego há um mês, para tentar dar entrada no benefício, mas em todas as tentativas, a situação foi a mesma pela qual passou Rodrigo Gomes. “Tem que vir cedo para conseguir a ficha, senão não consegue ser atendida. Vim umas três vezes e não fui atendida”, disse a atendente que está desempregada.
A SERT informou que no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Votuporanga são feitos apenas 20 atendimentos de seguro desemprego por dia. “Isso ocorre devido a falta de funcionários no posto. Uma nova pessoa está em processo de contratação, mas ainda sem previsão para início. Por enquanto, os atendimentos serão feitos dessa forma”, explicou a pasta. (Colaborou Gabriele Reginaldo)