O ginásio do Complexo Esportivo Mário Covas, na zona norte, foi palco do Seminário Internacional de Hapkido, que reuniu, nos dias 29 e 30 de abril, 55 participantes, vindos do México, Paraguai e da cidade de São Paulo. Com atividades acontecendo das 9h da manhã até as 17h30, o evento organizado pela escolinha de base da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer alcançou todos os objetivos, não só em termos de difusão da cultura do esporte, mas também elementos técnicos e disciplinares.
Durante o seminário, foi comemorado por todos os alunos, os 30 anos de prática do mestre Marcelo Ruhland, diretor técnico da Kuk Sool Kwan da America Latina e Portugal, responsável pela supervisão do núcleo votuporanguense de hapkido, em seu primeiro ano de implantação e que vem crescendo a cada dia. Alunos e professores fizeram um agradecimento especial ao prefeito João Dado e ao secretário de Esportes e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha.
Por determinação do prefeito, foi preparada uma grande infraestrutura para receber os participantes e o mestre Marcelo, com fornecimento de lanches e sucos pela manhã e à tarde, como também o almoço. "Como já dissemos em outras oportunidades, temos um carinho muito grande pelo segmento desportivo, seja para garimpar novos talentos para as inúmeras equipes de nossa Secretaria, mas principalmente para dar às nossas crianças e juventude, bons exemplos, valores morais e saúde", diz o prefeito João Dado.
Para o responsável pela escolinha, o professor Ewerton Lopes Tassi, "foi muito importante a realização deste seminário, que serviu para que os nossos atletas conhecessem outras culturas, fizessem novas amizades e se sentissem prestigiados com a atenção que nos foi dispensada pela Secretaria de Esportes e Lazer, que não mediu esforços para que o encontro fosse um grande sucesso", conclui o técnico.
O secretário de Esportes e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, declarou que "vamos continuar prestigiando nossas escolinhas de base, fomentando a prática esportiva, valorizando os técnicos e professores, bem como oportunizando eventos que possam contribuir decisivamente para a formação de uma nova geração de atletas, que possam ser campeões nas disputas e vencedores na vida", finaliza.