O espaço já está sendo estruturado para começar a atender em breve na zona rural
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Contente com a aprovação do projeto que conta com diversas ações voltadas à proteção dos animais, o prefeito João Dado revelou que o Recanto dos Focinhos terá uma área de quase dois hectares na zona rural de Votuporanga.
A proposta elaborada pela Administração Municipal foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal na noite de anteontem. O Recanto dos Focinhos é a denominação do local que será destinado pelo Centro de Proteção da Vida Animal – CPVA, para acolhimento dos animais vítimas de crueldades e maus-tratos até a sua adoção. O espaço já está sendo estruturado para começar a atender em breve na zona rural.
Na tarde de ontem, o prefeito sancionou a lei. Acompanharam a assinatura a primeira dama Mônica de Carvalho, a secretária municipal de Saúde, Márcia Reina, o vereador Chandelly e o secretário municipal de Governo, Cesar Camargo, o Cesinha.
Segundo a Prefeitura, existe ainda a previsão de um Disque Denúncia para comunicação imediata de atos de crueldade, maus-tratos e outras ocorrências e necessidades no âmbito da causa animal. Campanhas de adoção dos animais abandonados e vítimas de maus-tratos serão promovidas quando eles estiverem em condição apta a ir para um novo lar.
O projeto de lei complementar dispõe sobre a criação do Centro de Proteção da Vida Animal (CPVA), do Recanto dos Focinhos, do Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal (COMPROA), do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal (FUMBEA) e do Sistema Integrado de Controle Animal (SICA).
O anteprojeto, a partir do qual construiu-se o atual projeto de lei complementar, é de autoria da especialista na área de proteção da vida animal, Neide Romani Covre.
Com o projeto, João Dado acredita que a iniciativa do município pode chegar a servir de exemplo para todo o Brasil. “Não conheço nenhuma cidade que tenha implantado uma política tão completa à causa animal. Além de tudo, a atenção à vida animal é questão de saúde pública e merece investimentos e suporte do governo”, apontou. Segundo o chefe do Executivo, com essas ações, o município espera acabar gradativamente com as superpopulações, o abandono, os maus-tratos e todo tipo de crueldade praticada contra os animais.