Leonildo Butignolli começou carreira profissional como contabilista.
Faleceu ontem o senhor Leonildo Butignolli, 80 anos, ex-vereador de Votuporanga e ex-presidente da Votuporanguense. Antigo morador de Votuporanga, deixa os filhos Luiz Thiago, Cláudia, Sandra, Elldiner, Elizangela e Ana Paula. Natural de Tabapuã-SP, teve como último endereço a rua Dos Bandeirantes, 5253, em Votuporanga. O seu corpo está sendo velado no Velório Municipal e será sepultado hoje, às 10h, no Cemitério Municipal de Votuporanga.
Empresário
Leonildo Butignolli começou carreira profissional como contabilista. Ele instalou o Escritório Contábil Mercúrio, em parceria com Antonio Murasse e Jaime Alvares Gil, a princípio, na rua Santa Catarina. Mais tarde Butignolli migrou para o ramo de vendas de veículos e montou uma grande agência Chevrolet em Marília. Retornou a Votuporanga nos anos 80, adquirindo da família Marão a COVASA, concessionária Ford, instalando agência na avenida dos Pioneiros (hoje Nasser Marão) às margens da rodovia Euclides da Cunha.
Futebol
A antiga AA Votuporanguense foi a grande paixão de Leonildo Butgnolli. Ele ocupou os cargos de diretoria já nos anos 60 com os Marão e assumiu a presidência em seguidas gestões a partir de 1989. Foi uma fase crítica da Alvinegra. Nesse período Leonildo investiu dinheiro do seu próprio bolso para manter o futebol profissional ativo em Votuporanga. Chegou a montar grandes esquadrões com os seus próprios recursos.
Política
Butignolli também participou da política partidária assumindo posição em várias campanhas. Em 1992, foi um dos líderes na campanha que elegeu o prefeito Pedro Stefanelli Filho. Naquele pleito eleitoral ele concorreu como candidato a vereador e ficou na suplência ocupando o cargo interinamente. Foi um ativo participante também da Irmandade da Santa Casa, sempre comparecendo nas assembleias e debatendo e questionando assuntos em defesa do hospital.
Ele sempre esteve presente em todos os movimentos que visavam o progresso e desenvolvimento da cidade.