Foram registradas duas tentativas de suicídio entre adolescentes neste mês; um dos registros teve relação com jogo descartada e outro é investigado
Reunião foi realizada na manhã de ontem (26) entre Secretarias da Educação e da Saúde
Da redação
Foi realizada na manhã de ontem, pelas Secretarias da Educação e da Saúde, uma reunião com o tema “Valorização da Vida X Baleia Azul”, no Polo UAB de Votuporanga. O evento discutiu o famoso jogo que está atraindo diversos adolescentes e causando efeitos negativos na sociedade. A ação foi realizada para que os profissionais da Educação e Saúde percebam os sintomas da tentativa de suicídio nos adolescentes da cidade.
De acordo com Reinaldo Antônio de Carvalho, coordenador da Rede de Saúde Mental, nos últimos dias foram registradas duas tentativas de suicídio entre adolescentes em Votuporanga, porém um caso já teve relação com o jogo descartada e outro será avaliado. “Nenhum caso foi confirmado ainda no município relacionado ao jogo, mas nos preocupa porque nossos adolescentes estão vinculados a internet. Tínhamos dois casos em averiguação por conta do jogo e um deles já foi descartado. O outro será avaliado. O município está acompanhando e dando suporte para os indivíduos”, afirmou.
De acordo com o assessor pedagógico da Secretaria da Educação, é possível identificar o adolescente que está jogando o ‘Baleia Azul’ e tentando o suicídio, por isso os pais devem ficar atentos a algumas orientações. “Algumas das ações propostas no jogo que os pais podem identificar são o tipo de mídia que os filhos estão acessando, os horários dos desafios noturnos, o isolamento, a exibição de filmes de terror de alto impacto e marcas no braço que podem ser identificadas facilmente a tentativa de suicídio e o uso do jogo”, explicou.
Para Reinaldo Antônio de Carvalho, a questão do suicídio também tem outros fatores. “Ele não está relacionado diretamente ao jogo, mas sim às poucas intervenções em relação à saúde pública e educação de prevenção e atuação com as pessoas vulneráveis. A grande questão é também a falta de conhecimento das pessoas. A questão está em evidência por conta do jogo, mas temos que lembrar que esse adolescente que está tentando o suicídio está vulnerável há muito tempo”, disse o coordenador da Rede de Saúde Mental.
‘Eu sou Baleia Rosa’
Durante a reunião foi divulgada a campanha “Eu sou Baleia Rosa” que tem o objetivo de combater o jogo “Baleia Azul”. A campanha incentiva as pessoas a não cometerem o suicídio e conta com 50 medidas.