O paciente passa bem e está sendo acompanhado pelas equipes de Vigilância em Saúde do município
Atualmente, aguarda-se o resultado de sorologia de dois casos que estão sob suspeita
Da Redação
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, recebeu na última sexta-feira (3) um resultado positivo de chikungunya. O paciente passa bem e está sendo acompanhado pelas equipes de Vigilância em Saúde do município.
Atualmente, aguarda-se o resultado de sorologia de dois casos que estão sob suspeita. Os pacientes receberam as orientações médicas devidas e os cuidados com relação aos sinais e sintomas da doença.
As ações de bloqueio, com a eliminação dos criadouros e neutralização do Aedes aegypti no entorno dos casos já estão sendo realizadas antecipadamente aos resultados, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Em 2017, até o momento, este foi o único caso notificado e confirmado.
Em boletim epidemiológico, a Secretaria da Saúde ainda informou que até o momento a cidade registrou 149 notificações de dengue e 10 casos positivos da doença. A doença zika vírus tem um caso, que foi confirmado em janeiro deste ano.
Mutirão
Para combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o município tem se empenhado para promover estratégias dos arboviroses. Em janeiro começou o Mutirão “Todos Contra o Aedes”, uma ação do governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria da Saúde. As visitas e orientações ocorrem quinzenalmente aos sábados. Aproximadamente 100 funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, entre supervisores, agentes de saúde e de endemias estão empenhados nesta força-tarefa. O Mutirão será realizado até o mês de abril com a previsão de contemplar todos os bairros da cidade.