Missa foi presidida por Dom Moacir, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, com a presença de padres da Diocese de Votuporanga; tema da Campanha deste ano é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”
Católicos de Votuporanga e região celebraram na manhã desta quarta-feira (1/3) o início a Quaresma e da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. A missa, presidida por Dom Moacir e concelebrada pelos padres da Diocese de Votuporanga, aconteceu na Catedral Nossa Senhora Aparecida.
“É o momento de louvar a Deus por tudo aquilo que ele realizou para nós. Nós somos chamados a aprofundar o processo de conversão, que é constante na nossa vida, sobretudo no tempo da Quaresma”, explicou Dom Moacir Aparecido de Freitas.
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, de reviver o batismo, que a Igreja nos proporciona para preparar para a grande festa da Páscoa. É o momento para que os fiéis arrependam dos pecados e mudem de vida, correspondendo à graça de Deus que concede esse dom.
Esse período dura 40 dias, sendo que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa à tarde. Ao longo deste tempo a Igreja convida os católicos fazerem a sua parte para recuperar o ritmo e o estilo de verdadeiros fiéis, como filhos de Deus.
Trata-se de um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual, jejum, abstinência, esmola, sacrifício, oração e escuta da Palavra de Deus. A característica fundamental e indispensável da Quaresma é a conversão da vida velha para iniciar passos na nova vida em Cristo.
Campanha da Fraternidade
Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), a campanha deste ano busca alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros.
No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na quarta-feira de cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.