Projeto realizado por meio do Registro Geral Animal vai combater o abandono de animais por meio de multas pesadas
O projeto de chipagem animal vai combater o abandono de animais em Votuporanga
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga enfrenta um sério problema com animais abandonados. Segundo informações do vereador e protetor, Leonardo Brigagão, mais conhecido como Chandelly, são centenas de cães e gatos que não possuem um abrigo e vivem em lares provisórios de voluntários de ONG’s do município. De acordo com ele, um projeto vindo do Poder Executivo será votado ainda neste mês na Câmara Municipal visando a construção de um Centro de Proteção da Vida Animal, que inclui castração, chipagem e todos os cuidados necessários que os animais abandonados necessitarem.
Em conversa com o A Cidade, o vereador e protetor Chandelly explicou que o projeto é baseado em um já existente na cidade de Curitiba – PR. “Lá, os índices de abandono diminuíram drasticamente com essas medidas. Trabalhamos nesse projeto durante seis meses e acredito que ainda neste mês ele irá para a Câmara Municipal para ser votado. Se aprovado, vamos dar início na cobrança para que ele seja colocado em prática o mais rápido possível”, disse.
Sobre a chipagem animal, Chandelly falou que essa é uma das melhores formas de evitar o abandono. “Essa medida será usada com todos os animais de rua, eles serão recolhidos, encaminhados para os cuidados profissionais necessários e posteriormente passarão pelo processo de adoção responsável”, comentou.
O microchip possui um número único que, quando um leitor se aproxima, encontra dados como nome e endereço do proprietário, raça e idade do animal, entre outros. “Dessa forma, podemos auxiliar quando um animal está perdido, ou até mesmo quando ele for abandonado. Assim, vamos combater o abandono por meio de multas pesadas”, revelou Chandelly.
Ainda segundo o vereador, outra medida que previne o abandono é a castração. “Neste projeto também está incluída uma medida que prevê a ampliação do programa de castração. Combatendo a procriação, podemos diminuir o abandono”, disse.
Por meio de nota, a Prefeitura explicou que o prefeito João Dado está buscando o apoio de parlamentares em Brasília para a captação de recursos que serão investidos na defesa animal. “O deputado federal, Ricado Izar, é um deles. Ele esteve em Votuporanga no final de 2016 afirmando seu apoio à causa e se comprometendo em destinar recursos para a construção do Centro de Proteção da Vida Animal”.