Ele contou que a intenção é que exista uma parceria do Estado com a Secretaria Municipal de Saúde para a realização do projeto
O vereador Rodrigo Beleza falou sobre a proposta para o mutirão da saúde na cidade
Daniel Castro
Inspirado no prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), que implantou o “Corujão da Saúde”, o vereador Rodrigo Antonio Barros Vieira da Silva, o Rodrigo Beleza (SD), apresentou um anteprojeto de lei para a criação do mutirão da saúde em Votuporanga. O parlamentar falou sobre a iniciativa durante a 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na noite de ontem.
De acordo com o legislador, a iniciativa visa, principalmente, extinguir as filas de exames na cidade. Ele contou que a intenção é que exista uma parceria do Estado com a Secretaria Municipal de Saúde para a realização do projeto. “O mutirão seria para extinguir as filas de exames”, comentou.
Rodrigo explicou que já apresentou a proposta para a secretária municipal de Saúde, Márcia Cristina Fernandes Prado Reina, que gostou da iniciativa “Ela gostou muito da ideia, então vamos trabalhar para que o projeto seja desenvolvido”, falou.
Na opinião do parlamentar, é desumano deixar pessoas esperando, em determinados casos, até seis meses, por um exame. Uma das soluções que o mutirão podeira oferecer seria horários alternativos de atendimento. “É melhor ir em um horário alternativo do que nunca ser atendido, porque a intenção é acabar com a fila de exames”, disse.
Na capital, o “Corujão” começou a ser implantado em hospitais e clínicas das redes pública, particular e filantrópica, que ofertam exames extras em horários alternativos, preferencialmente das 20h à meia-noite, conforme a capacidade ociosa de cada local.
A Prefeitura dá preferência para que o exame seja feito no serviço mais próximo da casa do paciente. A remuneração dos procedimentos seguirá os valores da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde). O investimento será de R$ 17 milhões.