As duas equipes da cidade, a Star Bots e a The Sixties, venceram categorias na capital mineira
Equipes de Votuporanga participaram do campeonato de robótica em Belo Horizonte
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Extremamente positiva. Essa é a avaliação das equipes Star Bots Votu e The Sixties, que participaram do FLL First Lego League, campeonato de robótica disputado em Belo Horizonte-MG na sexta-feira (17) e sábado (18). Na bagagem de volta para Votuporanga, elas trouxeram duas vitórias. Uma delas veio ainda com a classificação para a etapa nacional.
Na competição na capital mineira, a Star Bots venceu a categoria “Pesquisa: Melhor apresentação de pesquisa”. Já a The Sixties faturou a categoria “Core Values: Melhor trabalho em equipe”. Esta ficou ainda em quinto lugar na avaliação geral, conquistando uma das seis vagas para o nacional.
A Star Bots e a The Sixties foram criadas no Lar Frei Arnaldo, em agosto de 2014, e contam com competidores, técnicos e três mentores. A iniciativa foi criada por Isabel Cristina Passos Motta (técnica da equipe) que é fisioterapeuta, mas trabalha como assistente de alunos no IFSP.
Para o torneio em Belo Horizonte, foram levadas duas equipes: uma com 10 e outra com 9 componentes, com jovens entre 11 e 16 anos de diferentes escolas da cidade. Portanto, para o campeonato viajaram 19 competidores, dois mentores e uma técnica.
Segundo Isabel, a regional foi por 32 equipes, a maioria de escolas particulares, incluindo várias do Sesi, que é muito forte no torneio. “É muito difícil uma equipe iniciante conquistar a vaga para o nacional. A equipe do projeto que se classificou é iniciante”, explicou. O campeonato é realizado em mais de 80 países.
Ajuda
A etapa nacional será disputada no Sesi de Taguatinga-DF, nos dias 17 e 18 de março. No entanto, para participar o grupo do Lar Frei Arnaldo precisará de ajuda. “Não faço a menor ideia de como vamos conseguir o dinheiro, mas nós vamos”, disse a técnica, que conta com a ajuda da população para que o grupo viaje para Taguatinga.