Carreta fica no Pozzobon até esta sexta-feira (9) e depois segue para atendimentos no centro de Votuporanga; mulheres de 40 a 69 anos, devem agendar o procedimento antecipadamente
Até o próximo dia 09 (sexta-feira), a Carreta do Hospital de Câncer de Barretos - Fundação Pio XII - permanece estacionada para atendimento em frente ao Mini-hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na zona norte. Mulheres entre 40 e 69 anos interessadas em fazer o exame gratuito de mamografia devem ir até o local para agendar a data do procedimento.
A enfermeira do Hospital do Câncer de Barretos – Unidade Fernandópolis, Ariane Muniz Cassuchi, conta que algumas mulheres vão até a carreta com expectativa de serem atendidas de forma imediata, “Nosso intuito é atender o maior número possível de mulheres em Votuporanga e, para isso, é necessário seguir esta forma de atendimento através do agendamento, que é feito em poucos dias”, esclarece Ariane.
Para o cadastro e agendamento é imprescindível a cópia dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão SUS e comprovante de residência. “Sem a cópia da documentação o cadastro não será efetivado, o que implicará na perda da vaga. Este protocolo é requerido pelo próprio Hospital do Câncer para otimizar a realização da mamografia e garantir o retorno adequado do resultado à paciente”, explica a enfermeira.
Nesta quinta-feira (8), o atendimento da carreta, que ocorre em frente ao Mini-Hospital do Pozzobon, será das 13h às 19h. Já na sexta-feira (9), último dia da unidade no bairro, os exames serão realizados das 9h às 13h. Em seguida, entre os dias 12 e 31 de dezembro, o serviço permanecerá na Praça São Bento, exceto aos finais de semana e feriados.
A ação é viabilizada pela Associação Comercial de Votuporanga (ACV) com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e também Elektro.
Câncer em Votuporanga
O câncer de mama, se diagnosticado no início, tem cura. De acordo com a enfermeira, quanto mais tardio o diagnóstico, menores as chances de eficácia no tratamento da doença. “A detecção precoce do câncer de mama só é possível através da mamografia, pois é o único exame que visualiza lesões mínimas, possibilitando até 95% de cura. Se verificada qualquer alteração no resultado da mamografia, a carreta irá encaminhar a paciente para ser submetida à exames complementares, inclusive, se necessário, para o tratamento em caso de câncer”, explica Ariane.
É importante destacar que as mulheres não podem esperar pelo surgimento dos sintomas para solicitar a mamografia. Este exame deve ser realizado de modo preventivo. “Em 2012, quando a carreta esteve em Votuporanga pela segunda vez, dentre as três mil mulheres que fizeram a mamografia, 17 delas estavam doentes. Isto significa que, seis a cada cem mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama”, alerta a enfermeira.
Zona Norte – Mini-Hospital “Fortunata Germana Pozzobon”
Endereço: R. Antônio Serafim de Queiroz nº 2395 – Pozzobon
08/12 - 10h30 às 18h
09/12 - 9h às 13h
Centro – Praça São Bento
De 12 a 14/12 - 8h às 16h
15 e 16/12 - 9 às 15h
De 19 a 21/12 - 8h às 16h
22 e 23/12 - 9h às 15h
De 26 a 28/12 - 8h às 20h
29/12 - 9h às 15h
30/12 - 9h às 14h