Na tarde de ontem (2), o secretário entregou o Selo Município Amigo do Idoso para 38 prefeituras da região de Fernandópolis
Secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e o prefeito Junior Marão assinam convênio entre a Prefeitura e o Conseas (Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas) hoje (3), às 9h30, no Centro Social.
Na tarde de ontem (2), o secretário entregou o Selo Município Amigo do Idoso para 38 prefeituras da região de Fernandópolis. Com estes selos, o Estado contará com o total de 211 municípios certificados com Selo Inicial. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Jales. Prefeitos e gestores sociais participaram do evento.
O Selo Município Amigo do Idoso estimula as prefeituras, entidades públicas, sociedade civil e hospitais a implantarem boas práticas públicas voltadas aos idosos. Todas as ações são acompanhadas e referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo.
O Programa SP Amigo do Idoso é pioneiro do país e é baseado no conceito do envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi adotado pelo Estado para a garantia dos direitos do idoso e reconhecimento do seu papel na sociedade. O programa conta com ações como o Centro de Convivência do Idoso (CCI), o Centro Dia do Idoso (CDI) e o Programa Vila Dignidade (República para idosos).
De acordo com o secretário Floriano Pesaro, os municípios com o Selo Inicial assumiram o compromisso de garantir mais atenção e qualidade de vida para a população idosa. “O Governo do Estado de São Paulo quer ampliar as parcerias com os municípios para que a população possa envelhecer de forma ativa e saudável”, reforçou Floriano.
O Selo Município Amigo do Idoso é composto por três etapas: Selo Inicial, Selo Intermediário e o Selo Pleno.