O evento é realizado com participantes do programa da Escola da Família em Votuporanga e cidades da região
A programação é aberta ao público e conta com shows, oficinas, leitura e jogos nas escolas participantes do programa
Da redação
Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje, será promovida a 7ª edição da Virada Inclusiva, neste fim de semana, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O evento é realizado com participantes do programa da Escola da Família em Votuporanga e cidades da região, como São João do Marinheiro, Parisi, Valentim Gentil, Álvares Florence, Américo de Campos, Riolândia e Cardoso.
A programação é aberta ao público e conta com shows, oficinas, leitura e jogos nas escolas participantes do programa. Em Votuporanga, as atividades serão realizadas nas escolas E.E. Prof. Cícero Barbosa Lima Junior e E.E. Profª. Enny Tereza Longo Fracaro.
As atividades na E.E. Prof. Cícero Barbosa Lima Junior começam a partir das 9h, com uma orientação sobre a Virada Inclusiva. Logo após, às 9h30, será transmitido o filme “Para Todos”, seguido de uma avaliação sobre o tema. Em seguida será feita a dinâmica “Valores Morais”. Já às 15h, a comunidade participará do voleibol sentado, para encerrar a programação de sábado. No domingo, a programação segue a de sábado, com o diferencial do basquete para cadeirantes e da roda de conversa “Não a exclusão e sim a inclusão”.
Na escola E.E. Profª. Enny Tereza Longo Fracaro, a programação é diferente. No local, será desenvolvida a atividade “Sentindo na pele”, em que os participantes se passarão por deficientes visuais circulando pelos espaços da escola no período das atividades diárias. A atividade tem o objetivo de mostrar à população as dificuldades de locomoção em ambientes amplos e movimentados pelas quais os deficientes passam a cada dia.
Já no domingo, a comunidade da Escola da Família desenvolverá atividades desportivas adaptadas, como voleibol e basquete, usando cadeira de rodas, com o objetivo de conscientizar a população quanto à necessidade de uma sociedade para todos.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)