Igreja Nossa Senhora de Lourdes - Canela (RS)
Eng. Jesus Silva Melo
A cidade Canela, no Rio Grande do Sul, possui uma das menores médias de temperatura de nosso país, em contraste com a nossa querida Votuporanga, umas das maiores médias de temperatura de nosso estado. Entretanto, o que elas possuem de semelhança e que, sem dúvida, todo votuporanguense será levado a concordar que estas duas cidades têm semelhanças, a olhos vistos, e de grande satisfação para seus habitantes.
Pois bem, em 6 de janeiro de 1953, a paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga passou a ser administrada pelos Freis Capuchinhos, tendo como vigário superior o Frei Gregório, de Protásio Alves. Protásio Alves é uma cidade gaúcha, que na ordem dos capuchinhos agregava-se ao nome dos frades e está situada mas proximidades de Canela. Esse Frei, inconformado com a Igreja Matriz que encontrou em nossa cidade, pequena demais para a grande cidade que seria Votuporanga, ousou partir para a construção de uma nova Igreja, que na sua visão seria compatível com a cidade que estava em desenvolvimento. Após reuniões sucessivas com os paroquianos e pessoas representativas das diversas associações de nossa cidade, decidiram propor a troca de terrenos com a Prefeitura e partirem para a construção de nova matriz. O entusiasmo foi marcante, como todos os acontecimentos que sempre despertaram o amor por nossa cidade e por suas realizações. Constituíam-se comissões para arrecadar fundos para a nova construção e o Frei Gregório foi buscar o engenheiro Dante Andreoli para fazer o projeto, que optou por um projeto semelhante à Igreja de Canela, em estilo gótico contemporâneo, que marcaria para sempre a nossa cidade, com um templo a altura de nossas tradições religiosas e de nosso desenvolvimento.
Aí está meus caros leitores, a semelhança. Para aqueles que tiverem a oportunidade de visitar Canela, cidade magnífica e hospitaleira da Serra gaúcha, notará em sua praça principal a sua magnífica Igreja Matriz, de traços semelhantes à nossa, impecável nas suas missões: fortalecer o espírito cristão de nosso país.
A todos aqueles votuporanguenses que trabalharam para a construção desta magnífica obra, estejam onde estiverem, se sentirão realizados ao verem a sua obra transformada, desde o dia 21 de outubro deste ano, em CATEDRAL, sede da mais nova DIOCESE do país. Agradecemos a todos os pioneiros e pedimos a todos os votuporanguenses que continuem sempre trabalhando para o bem estar de nossa cidade e população.
Eng. Jesus Silva Melo é o primeiro engenheiro civil estabelecido em Votuporanga.