A Biblioteca Castro Alves ganhou muito mais vida nesta semana. Os alunos da rede municipal participam do projeto “Mala de Histórias”, promovido pela Secretaria da Educação de Votuporanga, estimulando ainda mais a imaginação, criatividade e formação cognitiva das crianças.
Ao invés de silêncio, muita interação. Os pequenos perguntam, interrompem e, acima de tudo, dão muitas risadas. O ator Álvaro Rovares leva até a Biblioteca três malas, opções para os estudantes. “Cada uma tem uma história que dá asas à imaginação. Para gostar de história, é necessário adorar ler também”, comentou.
E a cada bolsa, uma descoberta. Álvaro vai além da contação de histórias, ele é a própria história. Com roupas do personagem, o ator se torna Menino Maluquinho e vários outros que compõem o enredo.
A aluna do quarto ano do Centro de Educação Municipal (CEM) “Professor Geyner Rodrigues”, Ana Laura dos Santos Pinheiro, de nove anos, conhecia O Menino Maluquinho. “Eu tinha lido o livro, mas é bem diferente de ouvir. Achei incrível porque ele [Álvaro Rovares] fez vários personagens como a mãe, o garoto. Foi muito legal”, afirmou.
Cauã Nascimento Sebastião, de 10 anos, assumiu que adora ler. “Mas também é bom ouvir as histórias porque a gente fica mais inteligente”, contou o estudante do quarto ano do CEM “Professora Neyde Tonnani Marão”.
O projeto deu oportunidade do menino Douglas Henrique Fernandes, de 11 anos, retornar à Biblioteca Municipal. “Vim aqui no Festival Literário de Votuporanga (FLIV) e uma vez com minha mãe. Eu gosto daqui”, contou.
A assessora pedagógica Maristela Maranho Antonieto, destacou os objetivos do projeto. “Queríamos que os alunos do Tempo Integral pudessem vivenciar o espaço e desenvolver a cultura”, afirmou Maristela, também coordenadora do Tempo Integral. A programação segue até sexta-feira (16/12).