A Secretaria de Saúde recebeu do governo mais de 10 mil doses da vacina, porém apenas 3.139 animais foram vacinados até agora
Aline Ruiz
Votuporanga ficou um ano sem receber doses da vacina contra raiva para cães e gatos. Neste ano a campanha voltou a ser realizada no município, porém, a adesão está muito abaixo do esperado, uma vez que mais de 10 mil doses foram distribuídas e apenas 3.139 animais, entre cães e gatos, foram vacinados até o momento. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva deste ano segue até o próximo mês.
De acordo com dados enviados pela Secretaria de Saúde de Votuporanga, até o momento foram vacinados 2.846 cães e 293 gatos, número considerado baixo pela pasta. O desafio agora é vacinar 7.361 animais até dezembro, último mês Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva.
Seguindo as próximas datas do cronograma, o Complexo Esportivo “Mário Covas” recebe a ação a partir de hoje e segue até o dia 15. Também serão locais de imunização as praças São Bento e Santa Luzia, Salão da Paróquia São Cristovão e Secez. Os horários são sempre das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.
Haverá ainda mais dois sábados no calendário de vacinação com atendimento das 8h às 12h30. Neste sábado a ação será realizada na praça São Bento. Já no dia 26 de novembro será na praça Santa Luzia.
O município recebeu 10.500 doses do Ministério da Saúde. A vacina é segura e gratuita. Devem ser imunizados cães e gatos a partir de quatro meses de idade. A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais.
Recomendações
Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos.