Em Votuporanga, a Secretaria de Saúde afirmou que a partir do ano que vem a vacina estará disponível na cidade
Da Redação
Muito já se falou sobre a vacinação contra o HPV ou em sua tradução do inglês para o português que significa “papiloma vírus humano”, que nada mais é que uma infecção que pode resultar, principalmente, no câncer de colo de útero. Agora o Ministério da Saúde anunciou uma nova medida, a vacinação também de meninos a partir de 2017.
A medida tem o objetivo de aumentar o número de imunizados contra o vírus, que é transmitido pelo contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. O vírus que atinge a pele e as mucosas pode causar verrugas ou lesões precursoras do câncer, como o de garganta, ânus e o câncer de colo de útero.
Até então apenas meninas eram imunizadas contra a doença, mas a partir do ano que vem os meninos também passarão a receber doses da vacina. Com essa medida, o Brasil será o primeiro país da América Latina e o sétimo em todo o mundo a realizar essa vacinação em ambos os sexos.
Em Votuporanga, a Secretaria Municipal de Saúde conta que já recebeu o comunicado que a partir de 2017 a vacina contra o HPV, que já faz parte do calendário de rotina, irá imunizar também os meninos, mas que o Ministério da Saúde ainda não deu detalhes desta ação.
A vacina contra o HPV entrou no calendário de vacinação no ano 2014, imunizando meninas na faixa etária de 9 a 14 anos. Já a idade dos meninos que deverão receber a dose da vacina no próximo ano ainda não foi divulgada pelo Ministério da Saúde.
(Colaborou Rivaldo Silva)