Para Meidão, a lei 1.595, que fala sobre o assunto, não é clara em relação à proibição
Aline Ruiz
A vigilância sanitária de Votuporanga proíbe e multa as residências do perímetro urbano que possuem criadouros de galinhas nos quintais. Sobre este assunto, não é de hoje que o vereador Mehde Meidão (PSD) insiste para que o Poder Executivo reveja essa proibição. Em entrevista para a Rádio Cidade, o parlamentar voltou a falar sobre o assunto e afirmou que continua lutando, porque se não tem lei, não tem por que multar a população, uma vez que as aves ajudam a combater escorpiões e outros insetos, além disso, mantém os quintais limpos.
Para Meidão, a lei 1.595, que fala sobre o assunto, não é clara em relação à proibição. “A lei diz que não é permitido criar pombos nos forros das residências nem galinhas nos porões e no interior das habitações, lá não fala nada sobre quintais, até porque dentro de casa ninguém vai criar galinha”, comentou.
Segundo o parlamentar, o objetivo não é trazer uma granja para dentro da cidade. “Não vejo transtorno algum ter três ou quatro aves dentro de um quintal, pelo contrário, vai deixar a cidade mais limpa. Eu não vejo problema, até porque é de conhecimento geral que galinha come escorpião, larvas, e até mesmo tiririca”, justificou.
Meidão diz não entender o motivo desse barulho para proibir as galinhas de ficar em quintais. “Eu acredito e espero que o próximo secretário ou secretária de Saúde reveja isso, porque nós, vereadores, vamos continuar lutando para que isso não seja proibido. Se tiver lei tudo bem, mas se não tiver lei não vão multar ninguém por causa de galinha”, afirmou.
Pombos
Com o objetivo de evitar a procriação de pombos no Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, o vereador Edilson Pereira Batista (PDT), o Edilson do Santa Cruz, propôs na sessão da Câmara Municipal do dia 31 de outubro para que seja instalada telas de proteção no local. Sobre o assunto, o vereador Meidão foi a favor do amigo parlamentar.
“Hoje, o maior problema que enfrentamos em nossa cidade é a doença dos olhos, essa doença é transmitida pelo pombo. Então, primeira coisa, nós precisamos acabar com os pombos da cidade, eu concordo com o Edilson. Agora a questão das galinhas não tem nada ver uma coisa com a outra, não traz prejuízo algum, só benefícios”, concluiu.