O 1º Encontro Regional de Conselhos Municipais de Saúde da Microrregião de Votuporanga foi realizado ontem
Ocasião contou com a presença de profissionais de 17 cidades da região e com palestras relacionadas à saúde (Rivaldo Silva/A Cidade)
Da Redação
Saúde é sempre um assunto de extrema importância e deve ser debatido pelo poder público. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de ontem o 1º Encontro Regional de Conselhos Municipais de Saúde da Microrregião de Votuporanga. A ocasião contou com a presença de profissionais de 17 cidades da região e com palestras relacionadas à saúde. O objetivo é o de melhorar o atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com a secretária de Saúde de Votuporanga, Fabiana Parma, o evento tem como principal objetivo o fortalecimento da gestão do SUS em nossa região. “Esse encontro hoje é para fortalecer as instâncias de articulação de gestão do SUS. Nós como sede Regional temos aqui 17 municípios na microrregião de saúde de Votuporanga, todos com Conselhos Municipais de Saúde. O papel de Votuporanga como sede regional é fortalecer e capacitar esses conselhos”, destacou.
Fabiana explica ainda como são formados os Conselhos Municipais e qual a importância deles para a saúde pública. “Os Conselhos Municipais de Saúde são paritários, ou seja, tem a participação de 50% da população e 50% de gestores e trabalhadores do SUS, então é o momento onde a população participa das decisões e do que ela deseja que aconteça na saúde pública do seu município, do seu estado e da sua nação como um todo, porque o SUS é um movimento de base popular. A saúde pública foi para a constituição por intermédio da participação popular, então é muito importante que os usuários tenham consciência da sua participação, inclusive nas instâncias de gestão e de decisão da saúde pública no nosso país”, disse.
O encontro contou com a presença do Assistente Eclesiástico, membro da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo e conselheiro Estadual de Saúde de São Paulo, padre João Inácio Mildner, que foi o principal palestrante do evento. O tema abordado na palestra foi “Atribuições, competências e fortalecimento do conselho e conselheiros Municipais de Saúde frente à política de saúde”.
Outro assunto abordado no encontro foi “A construção do SUS e suas instâncias de pactuações”, tendo como palestrante a secretária de saúde de Votuporanga, conselheira municipal de saúde e docente do curso de Medicina na Unifev, Dra. Fabiana Parma.
Por fim, aconteceu também a palestra “A importância da implantação dos Conselhos Locais de Saúde para o fortalecimento do SUS”, ministrada pela conselheira e ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde e docente dos cursos de medicina e enfermagem da Unifev, Vera Fugita.
(Colaborou Rivaldo Silva)