A ação precisou ser realizada a pedido da Prefeitura, já que a árvore que serve como sustento para o abrigo está condenada e precisa passar por manutenção
Uma gatoeira foi colocada na árvore da praça, onde o abrigo para os gatos foi construído
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
A polêmica envolvendo a casa na árvore construída pelo técnico moveleiro Aurélio Sérgio Simonato para gatos abandonados da praça Santa Luzia chegou ao fim. Nesta semana, protetores de Votuporanga se mobilizaram para retirar os seis gatos que moravam no local. A ação precisou ser realizada a pedido da Prefeitura, já que a árvore que serve como sustento para o abrigo está condenada e precisa passar por manutenção.
Em parceria com a Clínica Veterinária Vida Animal, alguns voluntários da ONG Cia. dos Bichos tentaram por diversas vezes retirar os gatos do local. “Os gatos estão ‘espertos’ e são muito bravos. Então, foi colocada uma gatoeira para resgatar os felinos. Uma das casinhas foi removida, pois estava muito suja, gerando problemas de saúde para os próprios gatos e também para a população”, publicou a veterinária da Vida Animal, Fernanda Segobi Pegolo,em sua página do Facebook.
Segundo a veterinária, “a casinha foi uma ideia maravilhosa do Aurélio Sérgio, que a construiu por amor aos animais. Mas, além da procriação sucessiva, eles estão doentes devido à sujeira que a casinha se encontrava, repleta de fezes e urina, e os filhotes ficavam lá dentro brincando, agravando muito a saúde deles”, explicou a profissional, ressaltando que os animais estavam em uma situação de extrema vulnerabilidade e por isso, conforme forem resgatados, serão tratados, castrados e doados.
A veterinária alertou ainda que a gatoeira continua no local. “Soltaram mais filhotes na árvore, então fazemos um pedido, se avistarem algum gato na gatoeira, antes de qualquer um dos vizinhos, não mexam, pode ser perigoso. Entre em contato com a gente pelo telefone 9970.51600”, concluiu.
Fernanda também informou que os vizinhos e a Polícia Ambiental estão cientes da ação dos protetores. Alguns gatos já foram retirados do local e estão recebendo os cuidados necessários. A Prefeitura também faz um alerta quanto ao abandono, que é visto como maus-tratos e proibido por lei, por isso pede a conscientização de toda a população para que não soltem mais animais na praça Santa Luzia.