Foi realizada na manhã de ontem (31), no auditório da ACV, o lançamento da Campanha Leão Amigo
Da Redação
Foi realizada na manhã de ontem (31), no auditório da Associação Comercial de Votuporanga (ACV), o lançamento da Campanha Leão Amigo da Criança, do Adolescente e Idoso, que segue até o fim de dezembro. O maior pedido durante o lançamento foi para que os contribuintes se conscientizem e que possam participar da campanha.
A campanha que tem como objetivo conscientizar e orientar os contribuintes para que destinem percentuais do imposto de renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança do Adolescente, e do Idoso. As pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto e nos casos de pessoas jurídicas até 1% do imposto devido. Em ambos os casos as destinações poderão ser feitas até o dia 30 de dezembro.
O presidente da Associação dos Contabilistas, Carlos Trujilho Bissi, esteve no lançamento e comentou sobre o que já foi conquistado desde que a campanha começou e destacou que muitos contribuintes ainda se preocupam em cair na “malha fina”, mas ele ressalta que não existe essa possibilidade. “Às vezes as pessoas têm receio de destinar com medo de vir a cair numa malha fina, e não há essa possibilidade porque é uma destinação totalmente legal e não há esse risco. Se o contribuinte cair numa malha fina certamente foi por outro problema, mas jamais por ter feito uma destinação para a campanha”, frisou.
Bissi conta também que para o município reaver essa porcentagem, caso não haja a destinação por parte do contribuinte, só será possível através de emendas parlamentares. “O imposto que você iria paga para o Governo Federal, que depois para que esse recurso e retorne ao município a gente dependeria de emendas parlamentares, que dependeria de todo um esforço para conseguir a gente já consegue direcionar isso para o nosso próprio município e isso fortalece nossas entidades e que com esse recurso que é muito importante e essas entidades conseguem desenvolver projetos importantes”.
Para o prefeito Junior Marão a campanha é importante, pois beneficiam muitas pessoas assistidas pelas entidades do município. “Uma campanha extremamente importante para as entidades e seus assistidos até porque nos últimos anos nós temos aumentado significativamente a quantidade de arrecadação e isso tem trazido muitos benefícios a essas entidades”, disse.
Na campanha referente às contribuições do ano de 2015, que foram entregues neste ano e beneficiaram 19 entidades, o valor chegou ao total R$ 348.680,00. Deste valor, 268.680,00 foram destinados a 15 projetos de atendimento a crianças e adolescentes. Já o valor 80.000,00 beneficiou quatro projetos das instituições de atendimento a pessoas idosas.