Devido a essas fortes ondas de calor, alguns moradores da cidade estão reclamando da falta de ventilação necessária no local
O pedido é para que a Prefeitura Municipal instale ar condicionado em todas as salas e também na sala central
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Os termômetros de Votuporanga costumam registrar altas temperaturas em todas as estações do ano. No mês passado, por exemplo, mesmo não sendo verão, o município chegou a marcar 41°C. Devido a essas fortes ondas de calor, alguns moradores da cidade estão reclamando da falta de ventilação necessária no Velório Municipal “Aldo Zara” e pedem a instalação de aparelhos de ar-condicionado no local, uma vez que os ventiladores são fracos comparados ao calor que a cidade precisa enfrentar todos os dias.
No início deste mês, uma moradora de Votuporanga expôs a sua opinião sobre o assunto em uma página no Facebook. De acordo com ela, os ventiladores não conseguem suprir as necessidades de quem está no local. “Estou indignada com o calor que está fazendo e o Velório Municipal não tem ar-condicionado. É muito desgastante e sofrido ter que velar um ente querido e muitas vezes o velório está lotado, sendo impossível de ficar bem no local. Peço que as autoridades locais tomem algum tipo de providência”, falou a moradora.
Durante a sessão da Câmara Municipal de anteontem (16), o vereador Pedro Beneduzzi fez uma indicação para que o Poder Executivo instale ar-condicionado no Velório Municipal. “Eu mesmo sofri com isso recentemente, quando tive que ir até o local ver um ente querido que faleceu, é realmente muito calor e não dá para suportar”, revelou.
Segundo o parlamentar, o pedido é para que a Prefeitura instale ar-condicionado em todas as salas e também na sala central. “São seis salas e elas não muito pequenas e abafadas, os ventiladores que ficam lá dentro não dão conta do calor que faz em Votuporanga. Também peço que o Executivo instale um ar na sala central, que é a sala de espera, lá também faz um calor insuportável. As pessoas já estão numa situação triste e ainda precisam passar calor, isso não pode acontecer”, desabafou.
Outro lado
A Secretaria da Cidade informou para o A Cidade que está analisando a possibilidade de instalar ar-condicionado no Velório Municipal. “Atualmente, o local conta com sistema de refrigeração no salão principal. As seis salas de velação possuem dois ventiladores cada, que contribuem para a climatização do ambiente”, afirmou a pasta por meio de nota.
O Velório Municipal “Aldo Zara” passou por uma reforma e ampliação em 2012. O investimento girou em torno de R$ 440 mil, sendo que agora o novo prédio conta com seis salas de velação, banheiros, cozinha, duas salas de repouso, sistema de refrigeração no salão principal, jardim, além de outras benfeitorias. Na época, a instalação de ar-condicionado não estava incluída na reforma.