Ministério da Saúde ainda não confirmou a realização do teste em Votuporanga
Da Redação
O Sistema Único de Saúde (SUS) deve distribuir novo teste rápido para a detecção do zika vírus. A informação é do Ministério da Saúde que afirma que a distribuição deve ocorrer antes da chegada do verão. O teste detecta o vírus em apenas 20 minutos.
Em todo o Brasil, até o mês de setembro, foram registrados mais de 200 mil casos de zika vírus, além de três mortes confirmadas. Em Votuporanga, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento a cidade soma um total de 11 casos da doença.
Atualmente já existe um exame feito paro o diagnóstico do zika vírus, realizados apenas com as gestantes que apresentam os sintomas da doença. Nesse caso, o médico solicita o exame laboratorial, no qual o sangue é coletado e enviado para análise no IAL (Instituto Adolfo Lutz) de São José do Rio Preto. O tempo médio para o resultado desse tipo de exame é de 15 dias.
Com o novo teste rápido, o resultado sairá em 20 minutos. O processo é simples e rápido, apenas com um furo no dedo da paciente, basta alguns minutos para saber o resultado. É importante ressaltar, que o teste desenvolvido pelo laboratório Bahiafarma, conta com uma precisão de 95%.
De acordo com o Ministério da Saúde, este teste também será realizado de acordo com a solicitação médica e terá prioridade as gestantes que apresentam sintomas, e crianças recém-nascidas e de até um ano de idade, bem como adultos que tenham complicações como síndromes neurológicas.
A expectativa do Ministério da Saúde é começar a distribuição, ainda este mês de novembro, e serão cerca de dois milhões de testes distribuídos pelo SUS em todo o país.
Sobre a possível realização do teste rápido em Votu-poranga, a Secretaria Municipal de Saúde informou que até o momento não recebeu nenhuma notificação do Ministério da Saúde com relação a esse assunto.
(Colaborou Rivaldo Silva)