Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Por meio de indicação legislativa apresentada na última sessão da Câmara Municipal de Votuporanga, o vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso sugere que o Poder Executivo instale para-raios para evitar descargas atmosféricas em escolas municipais e estaduais da cidade.
O parlamentar lembra que cabe aos vereadores apresentar sugestões junto aos órgãos da Administração Pública que visem melhorias à comunidade, por isso o pedido. Ele lembra que o Brasil é “campeão mundial” na incidência de raios, então é importante prevenir situações mais graves e irreparáveis.
Dos 3,15 bilhões de raios que atingem a Terra e seus habitantes durante um ano, 100 milhões deles vêm desabar em terras brasileiras. O número, divulgado por uma equipe de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campo,não é superado por nenhum outro país. E ficou bem acima das estimativas que davam conta de 30 milhões ao ano.
Meidão justifica que não há como controlar ou inibir a incidência de descargas e nem prognóstico de quando e como irão atingir a superfície do solo. A implantação do sistema de para-raios com até 30 metros de distância do imóvel instalado, protegeria alunos, professores e funcionários nas escolas. “Solicitamos ao Poder Executivo que promova a instalação de para-raios para evitar descargas nas unidades de ensino de Votuporanga”.