A pesquisa do SindusCon SP envolve 140 municípios que fazem parte da Regional de São José do Rio Preto.
O emprego na construção civil na região noroeste voltou a cair em setembro depois de registrar, por dois meses seguidos, um maior número de contratações que demissões. A pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) registra um corte de 207 vagas de trabalho em setembro. O número representa queda de 0,68% em relação ao mês anterior e diminui para 30.275 o número de trabalhadores com carteira assinada na construção civil regional.
Em Votuporanga, porém, o saldo foi positivo com a contratação de 44 novos trabalhadores o que representa aumento de 2,56% em relação a agosto. É o quinto mês seguido de alta na cidade elevando para 1.762 os postos de trabalho na construção civil.
A pesquisa do SindusCon SP envolve 140 municípios que fazem parte da Regional de São José do Rio Preto. A cidade que mais emprega no setor é Rio Preto onde os números, pelo terceiro mês seguido, fecham com saldo positivo. Em setembro foram criados 19 novos postos de trabalho, o que representa aumento de 0,15% em relação a agosto e eleva para 12.793 o total de pessoas formalmente empregadas no setor.
Brasil
O cenário da construção civil no Brasil é bem mais difícil do que no noroeste do estado. Com a queda de 1,14% no nível de emprego em setembro na comparação com agosto, a construção civil brasileira alcançou a negativa marca de dois anos seguidos de cortes, totalizando 899.913 mil demissões. Foram 30.823 demissões em setembro, deixando o saldo de trabalhadores no setor em 2,678 milhões. Em outubro de 2014, primeiro mês de queda, o estoque era de 3,57 milhões.