Votuporanga realiza a Semana da Consciência Negra a partir desta quinta-feira (17/11). Entre as programações, palestras e apresentações gratuitas que têm como objetivo conscientizar a população sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.
O evento tem início com a palestra do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN). A presidente do órgão, Maria Madalena Moreira, acompanhada dos conselheiros Lucas Silva e José Carlos Leme de Oliveira, trabalharão com os temas bullying e preconceito racial, às 21h30, na escola estadual Professora Juraci Lima Lupo, no bairro Santa Amélia.
As atividades seguem até a próxima sexta-feira (25/11), inclusive com programação em Turmalina na próxima terça-feira (22/11). Os alunos do projeto Axé Criança se apresentam, das 8h30 às 15h, na escola Carlita Moreira de Aguiar Pavarini, daquela cidade.
A Semana da Consciência Negra é promovida pelo Conselho, em parceria com as Secretarias de Direitos Humanos, Cultura e Turismo e Esporte e Lazer. “Queremos chamar a atenção da população para as temáticas que envolvem o negro do Brasil”, disse a presidente do CPDCN.
Maria Madalena aponta os avanços. “Desenvolvemos ações muito positivas como a realização de eventos sobre consciência negra todos os anos. Uma das demonstrações do reconhecimento da cultura negra no município foi a denominação da principal avenida do bairro Jardim Vivendas, no extremo sul da cidade, de Zumbi dos Palmares”, afirmou.
Sobre o projeto Axé Criança
A iniciativa, que conta atualmente com 30 participantes, é um trabalho educacional que atende crianças e adolescentes de Votuporanga. O projeto oferece uma reflexão sobre a importância das raízes culturais e propõe a quebra de paradigmas acerca da comunidade negra. No Recanto da Mãe, situado na Rua Parecis, 100, as atividades de afro-reggae acontecem de terças e quintas-feiras, das 8h30 às 10h. As aulas de percussão afro-reggae e dança maculelê ocorrem às terças e quintas-feiras, das 14 horas às 16h30, no CEC (Centro de Educação e Cidadania), que fica na Rua Aparecido Felício de Castro, 306, no bairro Sonho Meu; e às segundas e quartas-feiras, na escola estadual Esmeralda Sanches da Rocha, das 12h30 às 15 horas.
O dia
O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. Foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
PROGRAMAÇÃO SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Dia 17/11
Palestra do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN)
Horário: 21h30