Epidemia em todo o país foi decretada em outubro pelo Ministério da Saúde; em Votuporanga foram registrados 54 casos
Da redação
Mesmo com a epidemia de sífilis em todo o país, decretada em outubro deste ano pelo Ministério da Saúde, Votuporanga mantém os números estáveis em relação aos registrados no Brasil. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registrou, até novembro deste ano, 54 casos de sífilis, sendo oito em gestantes, duas congênitas (transmitida da mãe para a criança durante a gestação) e 44 em adultos. Em 2015 foram registrados 83 casos da doença, sendo 20 em gestantes, três congênitas e 60 em adultos.
No Brasil, todos os tipos de sífilis são de notificação obrigatória há pelo menos cinco anos. Entre 2012 e 2016, Votuporanga registrou um total de 293 casos. Porém, a pasta alerta para os cuidados necessários para evitar a doença, já que o decreto de epidemia foi imposto para chamar a atenção da população quanto aos cuidados da prevenção, e alertar os profissionais de saúde para as ações através da busca ativa e prevenção com as gestantes.
“Como a sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), para prevenção, é recomendado o uso de preservativos (feminino e masculino). Uma preocupação em relação à sífilis é a congênita, a forma clássica da doença. A gestante não tratada poderá sofrer aborto ou transmitir a doença ao feto, podendo nascer com malformações”, afirmou a Secretaria de Saúde por meio de nota.
A forma clássica da doença é sexualmente transmissível e diante da suspeita a orientação é que o paciente procure um serviço de saúde. Em Votuporanga, todas as unidades estão aptas a oferecer e realizar o teste rápido para o diagnóstico da doença.
“Por meio da avaliação médica e resultado reagente do exame, o paciente receberá o tratamento medicamentoso contra a doença. Todo o tratamento é realizado pelo SAE (Serviço de Atendimento Especializado) DST/ Aids”, explicou a pasta.
Brasil
O Ministério da Saúde decretou epidemia da doença, em todo país, devido ao aumento do número de casos registrados neste ano. Segundo o boletim epidemioló-gico, em 2015 foram notificados 65.878 casos de sífilis adquirida, sendo a maioria em homens.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)