Atraso em repasses e desistência de empresa são alguns dos motivos pelo qual a obra não ficará mais pronta esse ano
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Não tem mais jeito, a reforma da praça Martinho Nunes Pereira, conhecida popularmente como praça do Tobogã, ficará para o próximo ano e para o próximo prefeito. A obra tem convênio com o Governo Federal e, por conta da crise, houve alguns atrasos com relação aos repasses. Um segundo problema sofrido durante a reforma foi com a empresa vencedora da licitação que, em dezembro do ano passado, desistiu do serviço por não ter condições de executar o investimento. No momento, a Prefeitura aguarda a reprogramação da obra por parte da Caixa Federal, só assim uma nova licitação poderá ser aberta.
Em agosto deste ano, o prefeito Junior Marão, em entrevista para a Rádio Cidade, disse que a praça do Tobogã é uma das obras da cidade com recursos repassados pelo Governo Federal, porém, por conta da crise, houve dificuldades no repasse. De acordo com ele, as empresas estão com receio de obras do Governo Federal. “A praça do Tobogã é uma dessas. Esse ano, infelizmente, a obra não sai”, disse.
A Secretaria de Obras informou, por meio de nota, que continua aguardando a aprovação da Caixa Econômica Federal com relação à reprogramação da obra da praça do Tobogã. “Por se tratar de obra que possui recurso federal, o município depende do parecer da Caixa para a continuação do investimento. Somente após este procedimento pode-se abrir uma licitação”.
A obra do local está executada em apenas 19,01%. Até o momento, foi realizada a construção do campo de malha com cobertura; parte da drenagem e instalação elétrica; novas guias e fundação da cobertura do palco e da arquibancada. Além destas etapas, ainda restam iluminação, pintura e paisagismo.
A reforma da praça, em um primeiro momento, estava orçada em pouco mais de R$ 740 mil, porém, com a nova licitação que será aberta, o valor poderá ser alterado.
A previsão era que o serviço ficasse pronto no final do ano passado e as obras começaram em 30 de junho de 2014.