A prova será aplicada entre quarta e sexta-feira, em dois horários: manhã (8h05 até 9h55) e tarde (13h25 até 15h15).
Estudantes do 1º ao 5º ano terão questões de Língua Portuguesa, Matemática e produção de texto. Para os alunos de 6º ao 9º ano, as perguntas são referentes a todas as disciplinas da grade, além de produção de texto.
As avaliações de Língua Portuguesa e Matemática (prova objetiva) serão corrigidas pelos professores, enquanto que a prova de produção de texto (prova dissertativa) será analisada pela equipe de coordenadores pedagógicos.
Após a correção, é realizada a tabulação final pela equipe pedagógica da Secretaria que em seguida faz a devolutiva aos coordenadores que repassam as informações aos professores.
A primeira aplicação foi feita nos dias dois, três e quatro de março. Comparando com a média nacional, os alunos votuporanguenses conquistaram bom desempenho de notas obtidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo. A última média do 5º ano da Prova Brasil, que ocorre em todos os municípios brasileiros, foi 4,5 no âmbito federal. Nas escolas municipais, os estudantes da mesma série obtiveram as notas 5,38 (Língua Portuguesa), 5,67 (Matemática) e 6,86 (Produção de Texto).
O bom desempenho também foi comprovado junto aos alunos de 9º ano que obtiveram 4,3 nas disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Inglês e 4,56 nas de Matemática, Ciências, Educação Física e Arte. A média nacional para esta série foi de 3,9.
Com os resultados, estratégias são realizadas, como projeto de reforço escolar e Programa Aprender Melhor (PAM) voltado para alunos com maior dificuldade de aprendizagem. “O SAREM é uma ferramenta importante para medir o aprendizado do aluno, de forma com que podemos sanar as dúvidas e proporcionar uma educação de mais qualidade. Com estas ações, conseguimos, por exemplo, aumentar nossa nota no IDEB de 6,4 para 6,6”, disse a secretária de Educação, Silvia Rodolfo.