Os ponteiros dos relógios devem ser adiantados à zero hora do próximo domingo; horário de verão termina em fevereiro de 2017
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Em sua 43ª edição, o horário de verão 2016/2017 deve proporcionar uma redução de 0,55% no consumo de energia nos 228 municípios da área de concessão da Elektro, uma economia de 29 GWh de energia. No horário de ponta, a redução será de 4,0% na demanda de energia. Essa economia equivale ao consumo de energia elétrica do município de Votuporanga por 58 dias. O horário de verão começa à zero hora do próximo domingo, dia 16.
Em entrevista para o A Cidade, o especialista institucional da Elektro, Fábio Costa, afirmou que com essa redução, ocorrerá melhoria na qualidade e maior segurança no fornecimento de energia elétrica. “Essa economia é especialmente importante para as cidades litorâneas, onde a alta temporada ocasiona aumentos significativos no consumo de energia elétrica”, disse.
Outro benefício indicado por Fábio é a queda na demanda máxima do sistema elétrico no horário de pico, que compreende as primeiras horas do anoitecer (das 18h às 21h). “Isso aliviará o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, principalmente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, onde o consumo é mais elevado”, explicou o especialista, ressaltando que na área de concessão da Elektro, a redução da demanda neste período será de 109 MW, o que representará uma queda de 4,0%.
Como funciona
Com a entrada em vigência do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora em dez Estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. O horário de verão terá duração de 126 dias, com o término à zero hora do dia 19 de fevereiro de 2017. O principal objetivo da medida é melhorar o aproveitamento da luz natural.
Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas, reduzindo os custos da operação do sistema elétrico para todos os consumidores e economia na conta de luz.
A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, o horário de verão acontece há 28 anos. Os Estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.